Prefeitura vai intensificar limpeza no canal da avenida Pedro Valadares para prevenir alagamentos

Obras e Urbanização
02/04/2019 16h44

A Prefeitura de Aracaju vai iniciar, na próxima semana, uma limpeza completa no canal da avenida Pedro Valadares, no bairro Jardins. A ação faz parte do Plano de Contingenciamento e envolve diversos órgãos da administração municipal, com o objetivo de prevenir os alagamentos provocados pelas chuvas. Mais uma vez, a Prefeitura trabalha para se antecipar às chuvas do período de inverno, que criam pontos de retenção na drenagem e aumento do volume de águas dos canais.

Na manhã desta terça-feira, 2, técnicos das empresas municipais de Obras e Urbanização e Serviços Urbanos fizeram uma vistoria ao longo de todo o canal, para avaliar a quantidade de vegetação, lama e entulho que estão acumulados em diversos trechos, impedindo o escoamento regular das águas. "A intervenção no canal conhecido como Tramandaí é necessária por causa da invasão de arbóreas no centro do canal e a geração de ilhas, provocadas pelo assoreamento. Vamos realizar a limpeza de todo o curso do canal para melhorar o fluxo das águas e, também, reduzir o nível, que tem se mantido alto mesmo nos períodos não chuvosos", explica o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari.

A limpeza do canal vai facilitar, também, a saída do fluxo de água que chega no Parque Ecológico do Tramandaí. Como a água tem dificuldade de escoamento, esse represamento contribui para a morte da vegetação, como detalha o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas. "Nós acreditamos que, com a limpeza do canal e a melhoria do fluxo, essa água que entra na maré cheia junto com a água das chuvas sairá com mais facilidade. Nós vamos criar caminhos para que ela saia, venha para o canal até desaguar no rio Sergipe. E isso tende a preservar e até revitalizar o próprio Parque do Tramandaí. Esse serviço, que tem o acompanhamento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, vai reduzir o mau cheiro ocasionado pelas águas represadas e a quantidade de lama que possa estar dentro do canal".