Prefeitura orienta usuários sobre tratamentos ofertados pelo SUS para crianças com autismo

Saúde
02/04/2019 17h55

Com o objetivo de difundir informações à população sobre o autismo e de reduzir o preconceito, o 2 de abril foi escolhido como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Para garantir o atendimento aos usuários, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferta ações e serviços que garantem o diagnóstico precoce, o atendimento multiprofissional e as informações que auxiliam no tratamento.

De acordo com a coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação (Cer II), Sony Petris, é importante registrar que o autismo se manifesta já nos primeiros anos de vida, e que a oferta de terapias podem proporcionar qualidade de vida para os pacientes e suas famílias. Ela diz que a pessoa com autismo apresenta condições referentes às habilidades sociais de interação, de comportamento e de comunicação.

"Aqui nós atendemos crianças e adolescentes. Quanto mais cedo houver intervenção, melhor será a resposta aos tratamentos e a probabilidade de eles virem a serem adolescentes e adultos muito mais participativos, funcionais, no sentido de desenvolver suas ações cotidianas. Trabalhamos muito com a fonoaudiologia, psicologia, enfermagem, terapia ocupacional e se necessário a fisioterapia", destaca.

Identificação

Ainda de acordo com Sony, o desafio em toda a rede SUS é qualificar e melhorar a identificação precoce dessas crianças. É importante salientar que cada pessoa é diferente e pode apresentar comportamentos diferenciados, o que exige um cuidado individualizado. Após o diagnóstico, os pacientes devem fazer uma série de tratamentos de habilitação/reabilitação a fim de estimular o desenvolvimento das potencialidades, o que demanda cuidados específicos e singulares de acompanhamento ao longo das diferentes fases da vida.

"Os usuários do Cer II utilizam brinquedos e materiais como fortalecedores das línguas, lábios e exercitadores. Todas essas ferramentas são aliadas nos tratamentos, agilizando os objetivos estabelecidos. Trabalhamos de forma lúdica com as crianças, estimulando a linguagem, a percepção, a questão de mastigação, junto com os brinquedos, através das comidinhas e brincadeiras. O atendimento do autismo na rede pública pode ser realizado no Centro Especializado de Reabilitação [Cer II], no Cer II/ Ciras e no Centro de Atenção Psicossocial [Caps], a depender da necessidade do usuário", explicou Sony.

Em dezembro do ano passado o prefeito Edvaldo Nogueira entregou centenas de novos brinquedos e equipamentos para auxiliar ainda mais no tratamento. Para ter acesso aos serviços de reabilitação existem os critérios para os atendimentos, como encaminhamento do médico, contendo solicitação de avaliação global, com Código Internacional de Doenças (CID) ou hipótese diagnóstica, que é um diagnóstico preliminar, levantado pelo médico em função dos dados clínicos e laboratoriais disponíveis ao final da consulta.

Cer II/ Ciras

O Centro Especializado em Reabilitação (Cer II/Ciras), localizado no bairro Santa Maria, é fruto do convênio entre Aracaju e o Centro de Integração Raio de Sol (Ciras), que começou a funcionar ano passado e atende as pessoas com deficiência que necessitam de reabilitação física e intelectual dos municípios de Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Itaporanga D'Ajuda, Divina Pastora, Santa Rosa de Lima, Riachuelo e Laranjeiras e moradores da zona sul de Aracaju.