Moradores do bairro Santa Maria são beneficiados com obras de infraestrutura

Agência Aracaju de Notícias
04/04/2019 09h10

Uma cidade com qualidade de vida deve oferecer aos seus habitantes boas condições para que se possa viver com dignidade. Saneamento básico, pavimentação adequada e um bom sistema de drenagem são exemplos de fundamentalidades na vida de um cidadão. É com essa visão que a Prefeitura Municipal de Aracaju está realizando diversas obras no bairro Santa Maria. O local, habitado por uma população de aproximadamente 50 mil pessoas, recebeu um investimento de cerca de 10 milhões em recursos conveniados entre a Prefeitura e o Governo Federal.

O vigilante José Roberto dos Santos, 33 anos, é morador do bairro há mais de 20 anos. Para ele, as obras que ali estão sendo feitas trarão melhorias em diversas situações. "Está melhorando e vai melhorar em termos de segurança, de saúde e educação, pois tudo pavimentado influencia nessas questões. A gestão do prefeito Edvaldo Nogueira está de parabéns, sem sombra de dúvidas. Antes era esgoto a céu aberto, uma dificuldade muito grande, a saúde era caótica porque as crianças quando iam brincar pisavam nos esgotos. Hoje, graças a Deus, com essa pavimentação, está ficando muito melhor. É  a cidade que a gente quer. A cidade da qualidade de vida", afirma o morador.

As obras beneficiam quase 100 ruas situadas nas comunidades Invasão da Terra Dura, loteamento Senhor do Bonfim e chegam até o conjunto Padre Pedro.  Sentado na calçada de sua casa, localizada na comunidade Terra Dura, Gilvan Santana, de 63 anos, comenta com alegria o quanto a pavimentação das ruas melhorou. O aposentado, que mora no bairro há 14 anos,  pode acompanhar de perto a transformação. "Está uma beleza. Antes estávamos na lama e agora estamos com tudo pavimentado, as calçadas bem feitas. Melhorou cem por cento, só vieram benfeitorias", comemorou o aposentado.

José Gonzaga dos Santos, 49 anos, compartilha do mesmo sentimento. "Só o fato de que nós antes caminhávamos na lama, e agora podemos andar tranquilamente, já mostra melhoria. Em termos de saúde, vamos ter menos doenças, por causa da redução da lama. Os comércios também vão melhorar, porque as pessoas vão poder se locomover melhor", disse o aposentado e dono de uma venda de guloseimas no bairro.

Alguns moradores que se mudaram recentemente para lá também já visionam a contribuição das obras em suas vidas. Esse é o caso de Samir Santos, 25 anos. O jovem começou a trabalhar como monitor em uma escola do bairro há três meses e decidiu se mudar para o bairro há um mês atrás. Para ele as chuvas não serão mais um problema para quem reside ali. "Eu acho que com essas obras vai melhorar, porque antes as ruas enchiam direto, segundo o pessoal que eu conheço e que mora aqui. Esse ano já teve chuva e não inundou. É o saneamento básico que agora tem e antes não tinha".

A dona de casa Dandara da Paixão, 33 anos, costuma se locomover usando sua bicicleta. Ela conta  que antes era um transporte difícil devido à quantidade de buracos, mas agora isso mudou. "Todas essas obras vão melhorar muito, porque antes não estava uma boa situação. Antes era cheio de buraco, mas, agora, a locomoção está mil vezes melhor. Para mim, era complicado, eu tinha que passar empurrando a bicicleta", diz Dandara.

Sejam antigos ou novos moradores, os habitantes do Santa Maria já podem constatar a mudança em suas vidas. "É uma bênção de Deus Edvaldo fazer isso para nós, está melhorando muito. Com essas chuvas que deram agora, a rua não alaga mais", comemora José Ribeiro, 64 anos, desempregado e morador do bairro há quatro décadas.