Saúde promove reunião com assistentes sociais sobre Saúde da Mulher

Saúde
03/04/2019 17h42

Cumprindo o compromisso de melhorar cada vez mais o atendimento ao usuário, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu nesta quarta-feira, 3, uma roda de conversa sobre saúde da mulher. O evento aconteceu no auditório da SMS e contou com a presença das assistentes sociais que fazem parte da Rede de Atenção Primária (Reap) e a participação de representantes da Associação Sergipana de Doulas.

O objetivo do encontro foi qualificar o cuidado, discutir os indicadores atuais e planejar ações futuras que possam ajudar a reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama, e ainda receber as boas práticas obstétricas em uma educação permanente com o parto humanizado.

A coordenadora de Programas de Atenção à Saúde da SMS, Cristiani Ludmila Borges, destacou a importância do envolvimento de todos nas discussões para que sejam feitas definições sobre a melhoria da rede de serviços oferecidos a saúde da mulher.

Importância

"Avaliamos os indicadores de Aracaju e dialogamos como melhorar este índice, desde o acolhimento humanizado, garantia de acesso, responsabilização e continuidade do cuidado, até a resolutividade e avaliação, promovendo, além de saúde, a qualidade de vida desse público", relatou.

De acordo com a coordenadora do Programa Materno-Infantil da SMS, Priscila Batista, esta reunião também tem um caráter de troca de experiências sobre o que é observado no local de trabalho com os profissionais e, assim, pactuar soluções, visando, principalmente, a melhoria da rede de serviços oferecidos a gestantes e crianças.

"Convidamos as doulas que têm um trabalho voltado para a preparação do parto, e para que possamos pactuar com elas estratégias de grupo, o que vem sendo muito recomendado pelo Ministério da Saúde. É uma ação de parceria, criando espaços para as gestantes se empoderarem e produzirem partos mais humanizados em nosso município", declarou.

Linhas de cuidado e atenção

Dentre os temas discutidos no âmbito da saúde materno-infantil, os participantes falaram sobre as novas recomendações de cuidados com gestantes e bebês e, para isso, a participação da doula neste processo também é muito importante.

"Foi um momento para discutir a linha de cuidado materno-infantil, as novas recomendações do cuidado à gestante da Organização Mundial de Saúde [OMS], o pré-Natal, o parto baseado em evidências científicas e suas boas práticas. Também deixamos pactuado, as visitas as Unidade Básicas de Saúde, para falarmos sobre o nosso trabalho para os profissionais e usuário das UBS", enfatizou a doula Cláudia Fernanda Soares.

De acordo com a coordenadora do Serviço Social da SMS, Sindaya Belfort, foram trazidas discussões para uma categoria específica, que são as assistentes sociais. "Entendemos a importância desta categoria no cuidado, principalmente nos territórios em que trabalham. Hoje a conversa se constitui em um espaço coletivo e plural, onde se firmaram acordos para a promoção da saúde e da qualidade de vida. Pudemos ouvir experiências profissionais, conciliando com a visão da gestão, para traçar metas, resoluções dos problemas, e suas principais diretrizes no que diz respeito ao planejamento, monitoramento, avaliação e gestão dos serviços de saúde da mulher", explicou.