Leilão de bens inservíveis da PMA supera expectativas e tem 95% dos lotes arrematados

Planejamento e Orçamento
04/04/2019 16h00

Foi realizado na manhã desta quinta-feira, 4, o primeiro Leilão de Bens, em 2019, avaliados como inservíveis da Prefeitura de Aracaju. Mais de 400 itens distribuídos em 20 lotes foram vendidos a comerciantes de diversas localidades do país, devido ao certame ser realizado nas modalidades presencial e através da internet. De acordo com o secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Augusto Fábio Oliveira, todas as expectativas do leilão foram superadas, inclusive, no tocante ao valor total arrematado.

"A previsão era de que a gente arrecadasse um montante um pouco superior aos R$ 58 mil, que era a soma dos lances mínimos. No entanto, o valor arrematado foi de R$ 96,3 mil, o que se traduz em 165% a mais do valor esperado. Então, o sucesso desse leilão é sinônimo de alegria para nós. Isso só demonstra que o trabalho desenvolvido por esta gestão está sendo visto de forma positiva pela sociedade, que estamos aplicando os pilares do Planejamento Estratégico de forma correta, e que já estamos colhendo os bons frutos das ações realizadas", pontuou o secretário.

Um dos participantes do leilão foi o comerciante José Eustáquio Bezerra, que veio do estado de São Paulo, acompanhado do seu filho, Rodrigo Camargo Bezerra, para arrematar dois lotes com materiais hospitalares. Ele explicou que já atua nesse nicho de mercado há mais de 25 anos, e que viaja o Brasil inteiro em busca de sucatas oriundas de hospitais para comprar. "O destino desse material é a reciclagem. Aquelas peças aproveitáveis a gente revende, as demais são vendidas como sucata. E tudo é feito de forma legal, porque nós temos todas as documentações exigidas para comercializar esse tipo de produto".

O leiloeiro responsável pelas negociações, Carlos Vinícius de Carvalho Mascarenhas, destacou o resultado positivo do certame. "Este foi um leilão de sucesso devido à quantidade de participantes, inclusive, com o aumento expressivo do público presencial e do pessoal que deu o lance pela internet", disse, registrando que durante a realização do leilão havia 32 pessoas logadas. "Foi um resultado que, mais uma vez, a gente obteve um ágio de venda excelente, tanto na participação presencial, quanto na participação online".

Internet

Todo o evento foi transmitido de forma simultânea pela internet, permitindo a interação de comerciantes de diversos estados. A participação nessa modalidade é possível a partir de um cadastro feito com antecedência, no site da empresa realizadora do leilão. Após sua aprovação, o candidato está apto a dar lances e arrematar os bens do seu interesse. De acordo com o leiloeiro, após o arremate, um email é enviado com os procedimentos sequenciais. Nesta edição, três dos 20 lotes foram arrematados por dois compradores paulistanos e um baiano.

Próximos passos

A partir do momento que são feitos os pagamentos devidos, os arrematantes têm o prazo de dois dias úteis para efetuar o restante do pagamento dos referidos lotes. Depois disso, fica disponível a retirada das notas fiscais e das notas de arrematação para os clientes irem buscar os produtos comprados. Por fim, esses produtos devem ser retirados em até 10 dias úteis, e, caso isso não ocorra, o comprador pode pagar uma multa diária de 2% do valor do lote, conforme está estabelecido no Edital.

Outras edições

Segundo o presidente da comissão organizadora do leilão, Evandro Lessa Santos, estão previstos para este ano mais dois leilões. "O objetivo dos leilões é dar baixa àqueles bens públicos que se encontram em desuso para a Prefeitura de Aracaju, além de oferecer um produto de menor custo para a comunidade em geral. A previsão é de que, no mês de julho, a gente possa realizar mais uma edição e, em meados de novembro, um terceiro leilão de bens móveis inservíveis", explicou.