Loteamento Pantanal: população comemora finalização da obra

Obras e Urbanização
05/04/2019 10h20

No loteamento Pantanal, bairro Inácio Barbosa, a população já pode ver o exemplo da capacidade transformadora da engenharia. A Prefeitura de Aracaju finaliza a obra de infraestrutura, beneficiando a região e levando qualidade de vida aos moradores. Fruto de esforço e trabalho do prefeito Edvaldo Nogueira, a obra totaliza mais de R$ 3,6 milhões, conveniados entre Prefeitura e Governo Federal e beneficia 12 vias com terraplenagem, pavimentação asfáltica, construção de calçadas, além da implantação de rede de drenagem, rede de distribuição de água e esgotamento sanitário.

"Costumo defender uma tese de que a engenharia é a arte de pintar paisagens e reescrever histórias. E não é apenas um jogo de palavras, não mas uma constatação elaborada a partir de minhas experiências em gestão e na técnica esplêndida unir concreto e cimento e mudar vidas", assevera o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.

Além das palavras do secretário, são os moradores que relatam a mudança ocorrida nos últimos meses no local. Marinalva Higino vive há 18 anos na região e relembra os transtornos que já passou com as chuvas, lama e alagamentos, inclusive, chegando a perder móveis. "Depois desta obra, tudo melhorou. A gente não tinha o prazer de andar nas ruas e agora não tem hora do dia ou da noite. Se eu não morasse aqui, jamais imaginaria que uma coisas maravilhosa dessa pudesse acontecer no Pantanal", relata a pensionista, que faz questão de agradecer pelo trabalho desenvolvido na comunidade.

O mototaxista Edmilson Dias não se contém com tanta felicidade e faz questão de elogiar os impactos positivos da obra. "Sou mototaxista e não tem hora do dia e da noite para eu não atender meus clientes. Porém, antes, eu ficava com medo de sair de casa tarde da noite e, às vezes, mesmo durante o dia, desviava de alguma rua que não tinha condições de passar nem com moto. Hoje, quem olha sente a diferença e é uma grandeza para nossas vidas e de nossas famílias", conta Edmilson.

Marcados pela vulnerabilidade social, os moradores passam a ter acesso a mudanças urbanísticas que transformam a vida social da população. Dentre os resultados já perceptíveis, estão a facilidade de acesso à região, diminuição de alagamentos, redução da proliferação de insetos e também o melhor aproveitamento dos espaços públicos. Para Ferrari, é uma obra que confirma o compromisso da gestão com os aracajuanos. "Retomamos esta obra com graves problemas no projeto técnico e executivo e, mediante negociações com os órgãos financiadores, garantimos o reinício e finalização", explica.