Vacinação contra gripe: profissionais da Saúde se reúnem para discutir detalhes da campanha

Saúde
04/04/2019 19h06

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reuniu nesta quinta-feira, 4, profissionais das salas de vacina e os gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da 5ª a 8ª Região de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital para acertar os detalhes da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O encontro ocorreu no auditório da SMS.

Na última quarta-feira, 3, a reunião aconteceu com os profissionais e gerentes da 1ª a 4ª Região de Saúde. O objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções causadas pelo vírus da influenza, como também, atualizar a situação vacinal das crianças, gestantes e puérperas.

O início da campanha foi antecipado para o dia 10 de abril e segue até 31 de maio, tendo o dia 4 de maio como o "Dia D" de mobilização nacional. A abertura será na nova UBS do bairro 17 de Março, que será inaugurada no próximo sábado, 6.

“A campanha foi antecipada porque o vírus já está circulando no país, inclusive já houve morte na Região Norte e lá a campanha começou desde o dia 25 de março. Peço encarecidamente o apoio de vocês para que consigamos atingir a meta e imunizar o maior número de pessoas possíveis”, explicou a coordenadora do Programa de Imunizações e de Doenças Imunopreveníveis da SMS, Ilziney Simões.

A técnica de enfermagem da Sala de Vacina da UBS Amélia Leite, Cláudia Valéria Andrade de Oliveira, achou muito importante as orientações da gestão sobre a campanha deste ano e destacou alguns diferenciais da campanha de 2019.

“Uma novidade deste ano é que vai iniciar com as crianças e as gestantes porque tiveram uma cobertura menor e de imediato só vão chegar 30% das vacinas até os profissionais de saúde serão imunizados depois. Outra novidade é que a campanha não será só de 6 meses até menores de 5 anos para as crianças. Será de 6 meses a menores de 6 anos, ou seja, 5 anos, 11 meses e 29 dias. É importante frisar o horário de funcionamento das salas de vacina, que é de 7h30 às 16h30, porque temos todo um procedimento de verificar as temperaturas e de acondicionamento das vacinas para guardar”, enfatizou.

População prioritária

O público-alvo da campanha é composto por crianças de seis meses a menores de 6 anos; indivíduos com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas; trabalhadores de saúde; professores de escolas públicas e privadas; povos indígenas; adolescentes entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.

Em Aracaju, são esperadas 151.660 pessoas a serem imunizadas e a meta mínima é de 90% o que corresponde, a 136.440 de pessoas imunizadas. De 10 de abril até o dia 17, a prioridade é a vacinação das crianças e gestantes.

“Depois desta data, vacinaremos os idosos, porque vamos receber as vacinas do Ministério da Saúde escalonadas, quer dizer, por etapas e à medida que vamos recebendo, vamos imunizando as pessoas que fazem parte do público-alvo”, informou a coordenadora da Rede de Programas da Vigilância em Saúde, Tânia Santos.