Comunidade vislumbra construção do futuro com anúncio de escola integral no Santa Maria

Agência Aracaju de Notícias
05/04/2019 15h20

O terreno localizado na rótula entre os bairros Santa Maria e 17 de Março, dentro de, aproximadamente, um ano, dará espaço, não somente a uma edificação. Lá, será erguida a primeira escola de tempo integral da região, obra que foi anunciada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, na manhã desta sexta-feira, 5, e, como foi dito pelo próprio gestor, construir escolas é também construir o futuro. A obra na interseção entre as duas localidades vai marcar de forma significativa os investimentos que têm sido prioridade na atual gestão. Esta será a terceira escola projetada pela administração de Edvaldo na região, e um passo importante para continuar transformando a realidade das comunidades assistidas. 

A nova Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) do Santa Maria terá capacidade para atender 374 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), ou 240 em período integral, o que não representa apenas números, mas vidas daqueles que serão os futuros representantes das comunidades, tanto do Santa Maria, como também do 17 de Março. 

A dona de casa Andreza Pereira dos Santos tem oito filhos, com idades entre 5 e 21 anos, e entende muito bem o que a construção de mais uma escola significa. "Sei como é complicado criar os filhos sem educação de muita qualidade. Quando soube da obra, me enchi de alegria porque vai melhorar a vida, não só da minha família, mas de toda a comunidade. Cuidar das nossas crianças é cuidar de todos nós", afirmou. 

A moradora Nivalda Maria de Jesus tem filhos já crescidos, mas, não deixa de ter o sentimento de empatia pela comunidade em que vive. "Meus filhos não usarão essa escola, mas, eu não penso só neles, penso, por exemplo, no quanto vai ser bom para alguns vizinhos meus que têm filhos pequenos. Tenho certeza que isso vai trazer muita coisa para muita gente que quer ter uma vida mais digna", ressaltou. 

A construção da escola será mais uma edificação a caminho da ampliação das vagas no ensino municipal e, consequentemente, na universalização da educação no município, metas da gestão que são sentidas pela população, como o caso de dona Luciana da Cruz. Ela tem três filhos, um deles de 4 anos que estuda na Emei José Calumby Filho. Agora, ela deseja vê-lo sair da Emei para uma escola como a que será construída. "Ver escola sendo construída é sempre um sonho de toda comunidade. Muitas crianças já podem estudar mais perto de casa com as duas escolas que temos, mas, ter mais uma nessa região é muita alegria, já que algumas ainda não estão estudando por falta de vaga. Muitas famílias não só querem, como precisam dessa escola em tempo integral", destacou.

A estrutura 

O prédio possuirá acesso independente, com guarita, praça e estacionamento com capacidade para 35 veículos. 

A unidade será dividida em dois blocos. O bloco A contará com hall; secretaria; sala de professores/reunião; direção; almoxarifado; sanitários acessíveis para adultos, masculino e feminino; lactário; área para preparo de alimentos (mamadeiras e sopas); duas salas de atividades para Creche 1, com atendimento às crianças de 0 a 11 meses; dois fraldários/depósitos; sala de amamentação; solário, sanitários P.N.E infantil; copa; lavanderia; rouparia; vestiários masculino e feminino; refeitório; cozinha; despensa; varanda e pátio de serviços. 

Já o bloco B compreenderá duas salas de atividades Creche II, com atendimento às crianças de 1 a 1 ano e 11 meses; dois sanitários infantis; duas salas de atividades Creche III, para crianças de 2 a 3 anos e 11 meses; um sanitário P.N.E infantil; dois solários; sala multiuso; quatro salas de pré-escola (crianças de 4 a 5 anos e 11 meses); dois sanitários infantis, masculino e feminino; dois sanitários de professores, masculino e feminino; e um depósito. Além disso, o espaço contará com áreas comuns, compostas por pátio coberto e playground.