Saúde reconstruída: Edvaldo reabre Unidade Básica de Saúde Elizabeth Pita

Agência Aracaju de Notícias
05/04/2019 13h32

Melhorar o atendimento à população, garantindo serviços de qualidade na saúde de Aracaju tem sido uma das maiores prioridades do prefeito Edvaldo Nogueira. Como prova disto, nesta sexta-feira, 5, o gestor reinaugurou a Unidade Básica de Saúde Elizabeth Pita, localizada no bairro Santa Maria, zona Sul. Instalada em um espaço alugado pela Prefeitura, a unidade atenderá mais de oito mil moradores do conjunto Valadares, pondo fim a um problema que se arrastava há anos e que foi ocasionado pela gestão passada, com a demolição do antigo prédio.

A reativação desta unidade de saúde é mais uma promessa do prefeito Edvaldo Nogueira, à população, que se cumpre. "Reabrir essa unidade me dá uma alegria imensa. Principalmente porque, a partir de agora, devolvemos dignidade aos moradores dessa região. Era inadmissível que a UBS Oswaldo Leite continuasse com a demanda que estava porque a administração passada derrubou o prédio da Elizabeth Pita e não reconstruiu. Por isso buscamos essa solução, que  atende a um pleito da comunidade e resolve um grande problema. Ainda não é a solução definitiva, porque vamos construir uma unidade nova, mas já dá garantias de um atendimento digno a quem precisa" destacou o prefeito Edvaldo Nogueira.

Durante a solenidade o gestor enfatizou também que a reabertura da UBS Elizabeth Pita representa um grande passo para a retomada da saúde de qualidade na capital sergipana. "É uma unidade de saúde completa, que oferta todos os serviços de atendimento básico e que funciona de maneira efetiva, trazendo melhorias à população. Sei que ainda temos muitos problemas na saúde, nos preocupamos com isso, mas estamos trabalhando.  Ainda temos muitos desafios a serem superados, mas estamos avançando nesse processo. Hoje inauguramos uma, amanhã inauguramos outra no 17 de Março e essa é uma arrancada que damos para melhorar a saúde e, consequentemente, o atendimento no município de Aracaju", salientou.

Edvaldo lembrou ainda dos investimentos que já foram executados por ele nos bairros Santa Maria e 17 de Março. "Aqui fiz o Padre Pedro II, o Maria do Carmo, o Valadares, retomei o Marivan, que deixei o dinheiro em caixa e ficou parado. Aqui também dei ordem de serviço para a infraestrutura do Senhor do Bonfim e da Invasão do Santa Maria e quero fazer como fiz no 17 de Março, onde todas as obras que faltavam finalizei. Tenho o orgulho e a felicidade de ter sido o prefeito que mais trabalhou por essa região. Com a escola de ensino integral, que construiremos, e com a maternidade que vamos retomar amanhã, daremos passos ainda maiores. Passamos dois anos consertando. Agora, começamos a colher os resultados", frisou.

Para o ex-governador de Sergipe, Jackson Barreto, que acompanhou a solenidade, a reinauguração da UBS demonstra o compromisso de Edvaldo com a população mais carente. "Acredito que o grande problema da população que mora nas áreas que mais precisam, hoje, é a questão da saúde. Quando o prefeito resolve a situação de uma unidade, que foi derrubada para ser construída e não foi, ele assume uma grande responsabilidade e demonstra seu compromisso. Tenho certeza que a população fica muito feliz porque a saúde é a prioridade de qualquer gestão. Edvaldo mostra sua criatividade para governar porque mesmo sem dinheiro para construir ele deu uma resposta urgente e moderna para o problema", avaliou.

Adequações

Para o funcionamento adequado dos serviços, equipamentos e mobiliários novos foram adquiridos pela Secretaria da Saúde, com recursos do governo federal e contrapartida do município. A UBS, que já conta com prontuário eletrônico, é composta por oito consultórios (sendo um para lâminas), uma recepção, dois banheiros adaptados para funcionários e dois para usuários, dois bebedouros e uma sala de vacina. A unidade também possui uma sala de curativo, uma farmácia, sala de observação, sala de odontologia, um depósito de material de limpeza e um almoxarifado.

Para atendimento à população, a unidade conta com três equipes de Saúde da Família, três enfermeiros, dois médicos, quatro técnicos de enfermagem, uma equipe de Saúde Bucal, com um odontólogo e um assistente, 15 agentes de saúde, um assistente social, dois recepcionistas, um administrativo na Farmácia Básica e dois agentes de limpeza.

"Quando assumimos a gestão, a comunidade dessa região estava sendo atendida junto com a comunidade da UBS Oswaldo Leite, o que trazia alguns inconvenientes porque a unidade não suportava essa demanda. De lá para cá, recebemos várias pessoas da comunidade e o pleito era exatamente esse, que pudéssemos reativar a Elizabeth Pita. Depois de muito trabalho, depois de muito procurar, conseguimos encontrar um galpão na região e que o proprietário topasse adequar nos moldes de uma unidade de saúde. Nós, então, locamos e estamos disponibilizando para que a população dessa região seja atendida durante todo o dia, com uma oferta de diversos outros serviços", explicou a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.

Satisfação

Quem reside na região e vivenciou a longa espera pela reabertura da unidade básica comemorou a iniciativa da Prefeitura. É o caso da aposentada Marivany Andrade, que definiu o novo espaço como "maravilhoso". "Antes era muita gente junta em um posto de saúde só. Ainda tem o fato de ser bem perto da minha casa, e com isso não preciso me deslocar tanto para ter atendimento. A equipe daqui é muito atenciosa e me sinto acolhida, de verdade. É tudo maravilhoso, Melhor do que esperávamos", enalteceu.

A dona de casa Matilde Gomes também reside no conjunto Valadares e compartilhou da mesma opinião. "É uma vitória para nós que sofremos muito quando tiraram a unidade daqui. Agora voltamos a ter um posto só para a gente, novinho, todo organizado. Até bebedouro tem. Estou muito feliz, principalmente porque fica bem perto da minha casa. Será muito importante para nós. Já está sendo, na verdade", constatou.

Participaram da solenidade o ex-governador Jackson Barreto, o deputado federal João Daniel, os vereadores Nitinho Vitale (presidente da Câmara), Zezinho do Bugio, Isac Silveira, José Valter, Dr. Gonzaga, Bigode, Soneca, Camilo Feitosa e Jason Neto, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Augusto Couto, os secretários municipais, lideranças comunitárias e moradores do bairro.