Saúde promove o III Fórum Perinatal com o tema voltado ao puerpério

Saúde
05/04/2019 15h51

Com o objetivo de discutir de forma intersetorial sobre o puerpério e seus desencontros, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou, na manhã desta sexta-feira, 5, o III Fórum Perinatal. O encontro aconteceu no auditório da sede da SMS e reuniu representantes de instituições que compõem a rede em Aracaju, movimentos sociais, conselhos, maternidades, associações e comunidade acadêmica. 

A iniciativa da realização do Fórum traz o intuito, também, de trabalhar as soluções para os problemas de forma pactuada. A ação se constitui em um espaço coletivo, plural, gestor e interinstitucional, onde se firmam acordos éticos com instituições, conselhos e sociedade civil para a promoção da saúde e qualidade de vida da mulher e criança. “Neste fórum, ouvimos experiências profissionais, conciliando com a visão da gestão, traçando metas, resoluções dos problemas, suas principais diretrizes e atribuições no que diz respeito ao planejamento, monitoramento, avaliação e gestão dos serviços de saúde em relação ao puerpério, melhorando sempre nossa linha de cuidado”, explicou o secretário adjunto da SMS, Carlos Noronha.

Puerpério

Segundo Noronha, o período após o parto, chamado puerpério, é o momento em que ocorrem intensas modificações físicas e psicológicas nas mulheres num curto espaço de tempo. “Juntas, essas características contribuem para aumentar a insegurança da mãe em relação aos cuidados necessários para garantir a saúde do seu bebê e dela própria nesta fase inicial da maternidade”, argumentou. 

A psicóloga da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Silvia Andrade, promoveu uma dinâmica onde os participantes puderam refletir sobre o puerpério. “Desenvolvemos uma sensibilização, para que as pessoas começassem a discutir, não a partir do técnico, mas, sim, das experiências pessoais sobre o puerpério, fortalecendo o conhecimento”, disse.

Linhas de cuidado e atenção

A coordenadora de Programas de Atenção à Saúde da SMS, Cristiani Ludmila Borges, destacou a importância do envolvimento de todos nas discussões sobre a melhoria da rede de serviços oferecidos a saúde da mulher. "Sempre pensamos na saúde física e mental do bebê e das mães. Desde o acolhimento humanizado, garantia de acesso, responsabilização e continuidade do cuidado, até a resolutividade e avaliação, promovendo, além de saúde, a qualidade de vida desse público", relatou.

Segundo a coordenadora do Programa Materno-Infantil da SMS, Priscila Batista, é importante o envolvimento de todos nas discussões para que sejam feitas definições sobre a melhoria da rede de serviços oferecidos a gestantes e crianças. “O fórum tem também um caráter pedagógico de troca de experiências sobre o que é observado no local de trabalho e, assim, pactuar soluções, visando, principalmente, a mudança de indicadores. Hoje falamos também sobre as novas recomendações de cuidados com gestantes e bebês e, para isso, a participação da Associação Sergipana de Doulas neste processo foi muito importante”, declarou.

"Foi um Fórum bastante enriquecedor de informações, pois as mães passam por transformações da gestação e do parto, e poderão se sentir frágeis e inseguras em alguns momentos. Se esses sentimentos aparecerem, é fundamental lembrá-la de que esta fase é passageira e que logo ela e o bebê estarão mais confortáveis nesta nova vida. Assim deixamos pactuado, visitas às Unidades Básicas de Saúde, para falarmos sobre o nosso trabalho com os profissionais e usuários das UBS", afirmou a doula Cláudia Fernanda Soares.