Planejamento estratégico da gestão exige empenho de equipe da Emsurb

Serviços Urbanos
05/04/2019 16h04

A equipe de técnicos da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) continua envolvida com pesquisas, estudos e avaliações com o objetivo de atender às diretrizes do Planejamento Estratégico da Gestão Municipal. Coube a empresa municipal a promoção do desenvolvimento urbano e econômico sustentáveis e a promoção do desenvolvimento humano e social. A administração espera que, no primeiro caso, aconteçam avanços significativos no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo dos resíduos sólidos. No segundo, o fomento ao acesso ao esporte, à cultura e ao lazer para elevar a qualidade de vida da população.

“Estamos avançando na execução dos projetos. Um deles está relacionado ao manejo e tratamento sustentável dos resíduos sólidos”, informou a gerente de Planejamento da Emsurb, Fernanda Viana de Assis. Fernanda se refere à instalação e inauguração do primeiro ecoponto da capital e de Sergipe, em agosto de 2018, no bairro Industrial, e a recente assinatura da ordem de serviço para a construção de mais três unidades (Coroa do Meio, Inácio Barbosa e Santos Dumont), situações protagonizadas pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Ela lembrou que a meta da administração municipal é construir, por meio da Emsurb,18 ecopontos até o ano de 2020.

Ainda dentro deste foco estratégico está “a destinação final dos resíduos sólidos”. Conforme a gerente, sobre este tema, o presidente da empresa, Luiz Roberto Dantas, orienta e coordena estudos e pesquisas para verificar a viabilidade de modelos tecnológicos para a disposição final dos resíduos sólidos. Também estudos de viabilidade para a implantação de um centro objetivando o co-processamento de rejeitos.

Parque

Dentro do foco “promoção do desenvolvimento humano e social” a ser trabalhado pela Emsurb, o Planejamento Estratégico da Gestão Municipal direciona as atenções à revitalização do Parque Augusto Franco (Sementeira). Além das melhorias na estrutura física, como a reforma da quadra de esportes e a substituição das grades em volta do parque, o projeto deverá abranger a construção de novos espaços para a comunidade, deixando-o ainda mais moderno e atrativo.