Capacitação em Doces e Salgados abre portas para o mercado de trabalho

Formação para o Trabalho
05/04/2019 16h35

A vontade de aprender mudou a vida de Tereza Cristina Silva. A cozinheira, que foi aluna do curso de Doces e Salgados, oferecido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), agora se empenha em ensinar o que sabe. Para ela, estar à frente do mesmo curso que a ajudou a mudar de vida, provoca a sensação de gratidão e felicidade por poder contribuir para a formação e geração de renda de outras pessoas.

"Depois que fiquei desempregada e fui em busca de uma alternativa, tive a honra de ser aluna da Fundat. Era a oportunidade que eu precisava. A partir desse dia, me interessei e fui me especializando cada vez mais na culinária. A gente tem que ter na mente que é importante utilizar da melhor forma o que é dado gratuitamente para nós. Já que sabemos que é um curso caro para fazer particular, devemos aproveitar para aprender", conta a instrutora.

O curso de Doces e Salgados ministrado por Tereza possui uma carga horária de 40h e acontece atualmente na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) Paulo da Conceição, no bairro Porto D'antas, e encerrará na próxima sexta, 12. Ele faz parte do eixo de Produção Alimentícia e reúne uma turma repleta de pessoas que buscam não só a preparação para oportunidades de emprego no ramo, como também para o empreendedorismo.

Oportunidade ímpar

A aluna Diana Sá, de 36 anos, está desempregada e escolheu fazer o curso para adquirir experiência e, no futuro, abrir o próprio negócio. "Antes, trabalhava com serviços gerais e vi que o mercado de salgados é bem melhor. Trabalhando como autônoma posso fazer o meu horário, ter mais liberdade. Aproveitei essa chance e abracei o curso para aprender mais. Essa é a primeira vez que faço um curso de culinária e tô gostando, está sendo uma experiência maravilhosa. É ótimo o curso ser de graça, porque abre muitas portas para a gente", disse Diana.

Já o aluno Edmo Celestino, de 28 anos, possui experiência no ramo alimentício, mas, afirmou que procurar romper com as limitações através de novos conhecimentos é de suma importância para quem quer se manter ativo no mercado de trabalho. "Agora, estou desempregado e, quanto mais acrescentar ao meu currículo, mais tenho chances de ser chamado pra algum emprego. Pretendo trabalhar como autônomo, mas, também gostaria de conseguir um emprego, estou aberto às possibilidades. Quanto mais a gente se qualifica, mais temos chances", ressalta o aluno.

Eixo

O eixo de Produção Alimentícia tem cumprido um importante papel para o estímulo do empreendedorismo dos alunos e alunas beneficiados. Além do curso de Doces e Salgados, outros 26 cursos também fazem parte do eixo e são ministrados periodicamente nas UQP's distribuídas na cidade, sempre de forma gratuita.