Curso de Bolos Decorados gera empreendedorismo e autonomia nos participantes

Formação para o Trabalho
05/04/2019 17h11

O mês de abril começou com mais uma capacitação profissional, oferecida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). Desta vez, o curso, que formou novos capacitados para o mercado de trabalho foi o de Bolos Decorados (20h), ministrado na Associação Nosso Lar de Assistência à Infância (Anlai), localizada no bairro Orlando Dantas, e teve duração de sete dias.

Com uma xícara de força de vontade, mais um litro de desejo de ter uma renda mensal fixa, os alunos finalizaram a capacitação e comemoraram mais uma conquista. A mesa colorida das doçuras já sinalizava que a professora Heliclei Soares conseguiu passar todas as técnicas para a turma. “Foi um prazer ministrar esse curso, as aulas foram produtivas, creio que eles saíram bastante satisfeitos pela experiência, espero que tenham bastante lucro depois”, afirmou a instrutora, complementando que os alunos aprenderam desde a preparação da massa, recheios, até a decoração dos bolos.

Oficina SEI Formar Preço

Atendendo a solicitação da direção da Anlai, no encerramento do curso, os alunos tiveram a oportunidade de participar também da oficina “SEI Formar Preço”, uma parceria da Fundat com Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae). No encontro, os alunos puderam tirar suas duvidas sobre a formação de preço para os bolos que irão comercializar.

Aos 72 anos, dona Maria do Carmo é um exemplo de dedicação. Ela, que já vende doces e salgados, participou do curso e da oficina. A autônoma faz a separação dos recursos financeiros para saber a lucratividade de suas vendas, porém a oficina contribuiu para agregar ainda mais conhecimento. “Eu já fazia a divisão do dinheiro com as balas que vendo, eu conto, tiro o lucro e vejo quanto eu gastei, mais ou menos já me baseio. Mas a oficina foi um degrau a mais para aprender”, concluiu.

A doceira Ana Claudia Dantas, 32, monta sua renda através das vendas de bolos e salgados. Todos os meses, ela consegue obter um lucro que vai de R$ 400 a R$ 500. Para Ana Cláudia, a junção do curso com a oficina chegaram em boa hora. “Ajudou em muita coisa, às vezes eu ficava com dúvida sobre quanto cobrar, mas agora eu já sei como fazer a divisão correta”, contou, muito satisfeita com as capacitações ofertadas pela Fundat.

A instrutora da oficina “SEI Formar Preço” do Sebrae, Lana Veiga, falou sobre a relevância da orientação ao término do curso. “A oficina é muito importante principalmente para quem vai começar o negócio, porque precisa entender, de fato, como formar o preço que é a base de todo processo em relação ao seu resultado”. Ao final, Lana parabenizou toda turma desejando sucesso nos negócios.