Prefeitura de Aracaju garante a limpeza da região central da cidade

Serviços Urbanos
05/04/2019 17h41

Quem transita pelo centro da cidade já se acostumou a ver a presença de agentes de limpeza trabalhando na área. Diariamente, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), efetua serviços de varrição e coleta de lixo na região do calçadão, assim como de ruas, praças e avenidas ao entorno. As duas equipes são formadas por 11 agentes cada, atuando sempre nos três turnos.

Segundo dados da Diretoria de Operações, mensalmente, a empresa recolhe 491,13 toneladas de resíduos da região central da cidade, sendo 238 toneladas somente na área do calçadão. “Realizamos um planejamento específico para cada finalidade. Desde a coleta domiciliar, passando pela limpeza das praças, calçadões, e etc. Cada espaço público é monitorado e tratado de forma setorial, para que a ordem de limpeza permaneça", enfatizou o diretor de Operações, Bruno Moraes.

Um dos frequentadores da região do comércio, Givaldo Alves diz está contente com o trabalho realizado pela Prefeitura. “É bom vê a cidade limpa, não apenas para quem é daqui, mas para os turistas que frequentam o centro. Qualquer horário que você passar aqui tem agentes fazendo a limpeza”, afirma o aposentado.

Quem está diariamente no local pode acompanhar de perto o trabalho feito pelos profissionais, como é o caso da autônoma Josiane da Cruz. “Ninguém vê esse comércio sujo, toda hora passa alguém limpando, e as pessoas gostam de ver as ruas do Centro sendo muito bem cuidadas”, conta.

Ao longo do dia, são recolhidos outros tipos de materiais, como sacolas de lixo e caixas.  O servente de obras Henrique Otoniel, que passa com frequência pela praça General Valadão, confirma o resultado. “Se não fosse a Prefeitura a cidade era um lixão, mas essa área aqui está sempre limpa e organizada”.