População do Santa Maria recebe nova UBS e deixa para trás os tempos de espera

Agência Aracaju de Notícias
05/04/2019 17h01

No ano de 2015, a aposentada Marivany Almeida dos Santos viu a Unidade Básica de Saúde (UBS) Elizabeth Pita, no conjunto Valadares, no bairro Santa Maria, ser demolida com a promessa feita pela gestão passada de que uma nova seria construída no lugar em poucos meses. Entretanto, somente nesta sexta-feira, 5, ela viu o desejo realizado e entregue pelo prefeito Edvaldo Nogueira que, em 2017, encontrou a unidade funcionando em somente um turno dentro da estrutura da UBS Osvaldo Leite, no mesmo bairro. 

Marivany, que era agente de saúde antes de se aposentar, tem propriedade ao falar da importância da assistência à saúde para uma comunidade como a do Santa Maria. “Era até desumano colocar duas unidades para funcionar em uma só. Eu vi gente tentando atendimento até em outros bairros porque na Osvaldo Leite, muitas vezes, não tinha condições de dar conta. Agora que a Elizabeth Pita voltou a funcionar, é muito mais tranquilo, sem contar que é bem perto da minha casa. A equipe que está trabalhando nela também é muito atenciosa e isso vale muito”, destacou. 

Instalada em um espaço alugado pela Prefeitura, a unidade atenderá mais de oito mil moradores do conjunto Valadares, como Ana Clecia da Silva, que tem uma filha de 3 anos e costuma contar com os serviços para cuidar da menina. “Como mãe, tenho uma preocupação muito maior com ela, então, quero que minha filha seja bem assistida, tenha saúde de qualidade. Sempre que eu ia na Osvaldo Leite tinha muita gente e já cheguei a ficar sem atendimento. Para mim, a comodidade contou muito, já que moro perto, mas, as instalações também são muito boas e isso faz com que a gente se sinta bem atendido. Eu espero que seja daqui para melhor”, afirmou.

Dona Matilde Jesus fez questão de ir na reabertura da unidade só para agradecer. “Eu preciso tomar alguns remédios controlados e, às vezes, era ruim ter que ir na Osvaldo com tanta gente, então, com essa unidade nova, não vamos mais passar pelo aperto de antes. Eu só tenho o que agradecer porque a gestão está olhando por nós do conjunto Valadares”, frisou. 

Para atendimento à população, a unidade conta com três equipes de Saúde da Família, três enfermeiros, dois médicos, quatro técnicos de enfermagem, uma equipe de Saúde Bucal, com um odontólogo e um assistente, 15 agentes de saúde, um assistente social, dois recepcionistas, um administrativo na Farmácia Básica e dois agentes de limpeza.

Íntimo das principais questões do bairro Santa Maria, o líder comunitário da região, Jackson Miller, conhecido como Buiú, contou que a comunidade pediu muito pela obra. “Quando a unidade foi demolida, a população esperou muito para ver a reconstrução e sofreu enquanto o tempo passava e não vinha a obra. Agora, as pessoas estão mais satisfeitas porque, enfim, saiu, e estamos vendo que o prefeito tem palavra. Ele prometeu que ia fazer e fez”, ressaltou. 

O presidente do Conselho Municipal da Saúde, Augusto Couto, reiterou a importância da unidade para a população do Santa Maria. “Ter assistência à saúde é um dos caminhos para garantir a qualidade de vida da população e, aos poucos, tanto o Santa Maria, como o 17 de Março, estão vendo grandes obras na área da saúde sendo concluídas. Essa unidade veio para acalentar muitas famílias que tinham dificuldade em obter atendimento. Agora, o sufoco que passavam poderá ser esquecido”, completou. 

Para o funcionamento adequado dos serviços, equipamentos e mobiliários novos foram adquiridos pela Secretaria da Saúde, com recursos do Governo Federal e contrapartida do município. A UBS, que já conta com prontuário eletrônico, é composta por oito consultórios (sendo um para lâminas), uma recepção, dois banheiros adaptados para funcionários e dois para usuários, dois bebedouros e uma sala de vacina. A unidade também possui uma sala de curativo, uma farmácia, sala de observação, sala de odontologia, um depósito de material de limpeza e um almoxarifado.