Edvaldo autoriza início das obras da maternidade do 17 de Março: sonho realizado

Agência Aracaju de Notícias
06/04/2019 12h50

A tão aguardada maternidade do bairro 17 de Março, finalmente, sairá do papel. O prefeito Edvaldo Nogueira assinou, na manhã deste sábado, 6, a ordem de serviço que autoriza a retomada da obra, idealizada em seu mandato anterior. O investimento de quase R$ 17 milhões é fruto de um convênio com o Governo Federal. Além do 17 de Março, a maternidade contemplará, diretamente, os bairros Santa Maria, São Conrado, Atalaia, Coroa do Meio, Aeroporto, Farolândia e toda a Zona de Expansão.

“Estou realizando um sonho. Acordei muito emocionado por poder autorizar esta obra que terá grande importância para a nossa cidade. Em meu mandato anterior, deixei esta maternidade iniciada, com o dinheiro para construí-la em caixa, mas, infelizmente, ficou paralisada quatro anos. Ao retornar à Prefeitura, reiniciei todas as obras que havia deixado no bairro 17 de Março. Já entreguei duas escolas, fiz o canal, urbanizamos 37 ruas, finalizamos a primeira unidade de saúde do bairro, mas faltava a maternidade. Agora, estou muito feliz e realizado: as obras da maternidade irão começar”, afirmou Edvaldo.

A maternidade ocupará uma área de 7.589,92 m² e contará com quatro pavimentos. O projeto inclui duas salas cirúrgicas, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 25 salas e dois elevadores. O estacionamento terá capacidade para 95 veículos e disponibilizará três vagas exclusivas para ambulâncias. A atual gestão municipal realizou adequações no projeto dentro das normas de acessibilidade. Para a construção da maternidade, serão investidos R$ 16.765.873,12, com entrega prevista para setembro de 2020.

A unidade terá em sua estrutura 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva neonatal  (UTIn); 10 leitos de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo); cinco leitos de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa); 50 alojamentos conjuntos (mãe e bebê agrupados); duas salas cirúrgicas com três leitos de recuperação pós anestésica; três leitos de cuidados intermediários; dois leitos de estabilização; nove leitos de aplicação de medicação e observação; oito quartos PPP.

A dona de casa Edivânia Mendonça, que mora no bairro há mais de seis anos, disse estar muito feliz com o “desenvolvimento do bairro”. “É sempre bom ver nosso bairro desenvolvendo. Gosto muito do meu bairro e fico feliz porque o prefeito está trabalhando, prometeu e está cumprindo. Fez o posto de saúde, fez duas escolas, fez as ruas que faltavam e agora vai construir a maternidade. O bairro está evoluindo. Minha felicidade é a mesma de todos que moram no bairro”, disse.

35 obras

Com o início da maternidade do 17 de Março, Edvaldo conclui a retomada de todas as obras que ele deixou encaminhadas em seu mandato anterior, mas a gestão passada não deu prosseguimento. Em dois anos e três meses de gestão, o prefeito reiniciou 35 obras na cidade. O bairro 17 de Março é um dos principais beneficiados. Lá, Edvaldo entregou uma escola de educação infantil, uma escola de Ensino Fundamental, concluiu a urbanização do bairro, com a infraestrutura de 37 ruas e construção de um canal e entregou, na manhã deste sábado, 6, a primeira unidade básica de saúde da localidade.