Academia da Cidade completa 15 anos promovendo mais qualidade de vida para a população

Saúde
06/04/2019 15h58

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está comemorando neste sábado, 6, os 15 anos do Programa Academia da Cidade (PAC), que oferece atividade física de forma gratuita e monitorada em 25 polos espalhados por toda Aracaju. 

De acordo com o coordenador do Programa Cidade de Aracaju, Magno Carvalho, o objetivo do PAC é instituir um estilo de vida mais saudável na população aracajuana, requalificando os espaços públicos e promovendo a ressocialização de pessoas. “A atividade física dentro de um contexto de saúde, engloba tanto a parte fisiológica, quanto o lado psicológico da integração de pessoas, que não tinham nenhuma perspectiva de vida", ressaltou.

O Programa trouxe qualidade de vida para a nossa população, investindo em promoção à saúde com políticas de saúde sustentável, além de abordar diversas temáticas, como a alimentação saudável, a promoção da cultura de paz, tornando a população mais ativa por meio da mudança de comportamento, e estilo de vida. Cada polo é vinculado à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro e tem entre 100 e 200 beneficiados de diferentes perfis. 

Ações de Prevenção e Promoção à Saúde
 
Magno Carvalho também falou sobre a importância da prevenção e destacou as ações como um momento de celebração à vida. A prevenção de muitos tipos de doenças pode ser feita também através da prática de exercícios.

“Estamos comemorando, com os participantes de todos os polos da Academia da Cidade, o trabalho de prevenção que a SMS faz durante todo o ano, contribuindo na redução direta de indicadores em saúde para várias doenças crônicas (diabetes, hipertensão, obesidade e sobrepeso). Mas a atenção tem que ser mantida constantemente. Por isso que a Prefeitura investe há 15 anos na política da prevenção e alerta com a saúde. Afinal, este é o nosso papel: cuidar da saúde da população”, enfatizou.

Parcerias e Polos
 
O Programa também retomou importantes parcerias com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (Unit) e Faculdade Estácio de Sergipe (Fase). Atualmente, mais de 3.500 pessoas participam das diversas atividades dos 25 polos. Na maioria deles, as aulas acontecem em dois horários: das 5h30 até às 8h e das 16h até às 18h. Para participar, é necessário apenas a realização do cadastro e fazer avaliação física, ambos de forma gratuita.