Prefeitura de Aracaju e Nudecs levam ação preventiva aos bairros Soledade e Jabotiana

Defesa Civil
06/04/2019 16h40

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), desenvolve de forma permanente ações de prevenção e conscientização para redução de riscos na capital. Nesse sábado, 6, as atividades foram desenvolvidas em parceria com os Núcleos de Defesa Civil da Comunidade (Nudecs) dos bairros Soledade e Jabotiana que, juntamente com as equipes da Defesa Civil Municipal, percorreram as respectivas localidades para distribuir material educativo, além de dialogar com a população sobre cuidados a serem adotados, especialmente no período das chuvas.
 
O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, considera que a intensificação do diálogo com a comunidade, agindo de forma preventiva, traz mais tranquilidade para o enfrentamento ao período chuvoso. “Para a Defesa Social, o estreitamento desses laços e a visão de que para se construir a cidade da qualidade de vida é preciso a participação de todos, é uma das prioridades ”, pontuou.
 
O coordenador Técnico e Operacional da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, conta que foram priorizados locais com maior risco. “O foco da panfletagem foi orientar a comunidade sobre os riscos nos quais estão inseridas. Pudemos dialogar sobre medidas simples que podem minimizar transtornos e acidentes. Dentre essas medidas, está a destinação adequada do lixo. Além disso, fizemos o cadastro da população no Serviço de Alerta por SMS 40199, que também auxilia na adoção de medidas preventivas, especialmente nas áreas com maior vulnerabilidade”, indicou.
 
Maria Gilenilde Ramos, coordenadora do Nudec Soledade, comemora a primeira ação de panfletagem realizada no bairro. “Esse é um momento importante em que podemos ter contato com as pessoas e mostrar o trabalho do Nudec. Além disso, aqui no bairro, há ruas de difícil acesso. Temos dialogado sobre os problemas desses locais, onde antes não havia providência alguma, mas agora estamos vendo esses problemas serem resolvidos”, destacou.
 
A moradora do bairro Soledade, Maria José Costa, foi orientada através da ação e considera a iniciativa muito positiva. “O período chuvoso se aproxima e não sabemos em qual intensidade vai chegar. Temos que estar preparados. Então, ter pessoas que nos orientam é bem melhor para que saibamos como agir. Nós só temos que agradecer por ter pessoas e a Defesa Civil trabalhando a favor da nossa comunidade”, pontuou a moradora.
 
De acordo com a Assessora de Planejamento da Semdec, Rosimari Cavalcanti, com a presença do Nudec, as ações ocorrem com grande diferencial. “Nós trabalhamos no sentido da prevenção e esse trabalho surte efeito muito positivo, pois em contato com os moradores nós conseguimos saber quais as suas demandas, além de esclarecer algumas dúvidas. Em muitos casos, a partir de medidas simples, adotadas em conjunto, conseguimos sanar alguns problemas. No caso da panfletagem, é também interessante realizar esse tipo de ação com os membros no Nudec, pois eles moram aqui. Já conhecem bem a área e conhecem os problemas do local. Se torna uma porta de entrada para as ações preventivas”, avaliou.