Prefeitura realiza capacitação com profissionais de Saúde sobre câncer infantil

Saúde
08/04/2019 16h51

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), firmou uma parceria com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc) para capacitar os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) sobre o diagnóstico precoce do câncer infantil. A iniciativa faz parte do projeto Estrela Guia e como fruto dessa cooperação, ocorreu nesta segunda-feira, 8, Dia Mundial de Combate ao Câncer, a capacitação dos servidores da 2ª Região de Saúde, que contempla os bairros Santa Maria, 17 de Março e São Conrado.

"Estamos promovendo a atualizações, de todos os profissionais das equipes de Saúde da Família para identificação precoce do câncer infantil. A Atenção Básica da SMS é dividida em oito regiões e nós faremos capacitações em todas, uma por mês, sendo este o segundo. O primeiro aconteceu  no dia 25 de março para trabalhadores da 1ª Região", explicou a responsável técnica pelo Programa Saúde da Criança, Adolescente e Jovem, Cerisa Ribeiro.

Na ocasião, a oncologista pediátrica Tatiana Paviole fez uma apresentação sobre o câncer infantil, os sinais, sintomas e os tipos de câncer mais comuns nas crianças, como a leucemia, que é o tipo de câncer mais prevalente na infância.

Sinais e sintomas

Caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, dores persistentes nas pernas, manchas arroxeadas na pele como hematomas, dores de cabeça pela manhã e vômito, dor nos ossos, febre constante e emagrecimento repentino são alguns alertas que podem sugerir como sintomas de um câncer na criança ou no adolescente. Na apresentação de quaisquer desses casos, os profissionais podem considerar como indicativo para a necessidade de um exame especializado.

"O câncer infantojuvenil tem até 80% de chances de cura. Mas precisa ser descoberto o mais cedo possível. Por isso os nossos profissionais devem estar atentos", disse a coordenadora de Programas de Atenção à Saúde da SMS, Cristiani Ludmila Borges.  

A doença

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem se espalhar para outras regiões do corpo. Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo.