Prontuários eletrônicos: todas as unidades vão receber o sistema até o mês de junho

Agência Aracaju de Notícias
11/04/2019 09h39

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), continua com a implantação dos prontuários eletrônicos. Até o mês de junho, o sistema deve ser implantado nas 45 Unidades Básicas de Saúde (UBS), incluindo a do 17 de Março, inaugurada na semana passada, pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Por enquanto, 34 unidades receberam o novo sistema. A próxima unidade será a UBS Osvaldo Leite, localizada no bairro Santa Maria. 
 
Segundo a coordenadora da Rede de Atenção Primária, Monalisa Fonseca, com o prontuário eletrônico, a gestão consegue monitorar e acompanhar melhor os dados da Rede Básica de Saúde. “Antes, a gente tinha uma fragilidade no Sistema de Informação da Atenção Básica do Ministério da Saúde, pois não conseguíamos obter dados fidedignos de como ocorria o atendimento e acompanhamento dos usuários. Atualmente, o cenário é outro, principalmente em relação ao número de consultas médicas, de enfermagem e odontológicas. Há um tempo, o quantitativo era bem inferior porque a gente não conseguia digitar essa produção, pois era uma produção em papel”, colocou.
 
Além de substituir a ficha de papel, o prontuário cria um cadastro digital único do paciente, com o histórico de atendimentos, prescrições médicas, acesso a medicamentos e o estado de saúde. “Agora, a gente tem uma realidade diferente e a gente consegue, inclusive, planejar melhor as ações. Quando a gente não tinha o prontuário, as pessoas iam para a porta das unidades logo cedo. Hoje, isso não ocorre porque o sistema trabalha com horário marcado”, contou a coordenadora da Rede de Atenção Primária.
 
A dona de casa Maria José Santos é paciente da Unidade de Saúde Fernando Sampaio, localizada no bairro Castelo Branco. Ela conta que com a implantação do sistema as filas acabaram. “Ficou mais fácil para marcar consultas depois desse sistema eletrônico, pois antes era muito estressante. Sem contar que ficou mais organizado. Agora mesmo, já agendei minha consulta para o clínico geral”, afirmou. 
 
Quem também percebeu uma evolução no atendimento foi a dona de casa Maria Elza de Jesus. Ela mora no Castelo Branco há 25 anos e sempre que precisa vai à UBS. “Eu sou sempre bem atendida. Volto para casa com tudo marcado e os médicos têm todas as informações nossas no computador”, disse. 

Unificação
 
O sistema integrará as Redes de Atenção Primária (Reap), de Urgência e Emergência (Reue) e de Atenção Psicossocial (Reaps), e também os Centros de Especialidades Médicas (Cemar). Com o prontuário, será possível evitar a duplicidade de cadastros, economizar e sanar a perda de informações do paciente devido ao uso do papel. Além disso, também irá melhorar a produtividade e controlar o estoque da farmácia.  “A gente não perde mais tempo procurando prontuário, pois a gente consegue através do sistema ver todo o histórico do paciente. No caso de ele ter sido atendido em uma unidade de pronto-atendimento, por exemplo, o profissional da saúde consegue ter acesso a esse atendimento”, ressaltou a enfermeira da UBS Fernando Sampaio, Gabryella Garibalde Santana.