Prefeitura oferta treinamento de lutas olímpicas e capoeira como estímulo aos hábitos saudáveis

Educação
08/04/2019 21h17

Em dois aulões de demonstração realizados durante a manhã e tarde desta segunda-feira, dia 8, os quase 500 estudantes matriculados na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Florentino Menezes, localizada na Zona de Expansão, tiveram a oportunidade de conhecer melhor três lutas bem diversas: o jiu-jitsu, o judô e a capoeira. A demonstração faz parte de um projeto elaborado pelos professores de Educação Física da unidade, Elson Pinho e Ansaldo Souza Morais, e que conta com o apoio da diretora da escola, a professora Geane dos Santos.


“Como é o início do ano letivo, queremos que eles conheçam essas opções de atividades. As aulas serão ministradas por professores que já atuam em nossa escola. O professor Elson é faixa preta de Judô e Jiu-Jitsu e o professor Ansaldo é um mestre respeitado da Capoeira. Serão ofertadas 90 vagas para o treinamento nas três modalidades, e elas serão realizadas tanto no horário da aula de Educação Física, como também no contra-turno”, explicou a diretora. De acordo com os instrutores, crianças a partir de quatro anos até os 15 poderão optar pela atividade.

“Junto com a direção, nós estamos retomando o projeto de lutas dentro do âmbito escolar. Acreditamos que a importância dessa iniciativa é enorme, por incentivar uma série de aspectos positivos, como disciplina, hábitos saudáveis, inclusão. Enfim, tudo isso utilizando o esporte como condutor. A escola está nos dando muito suporte e as crianças estão muito empolgadas. Achamos que é uma ideia que só tem a crescer e esse é apenas o primeiro passo. Queremos, através dos conceitos e práticas da luta, ajudar a criar um cidadão crítico, mas que respeite as normas e saiba como contribuir de maneira positiva para a própria comunidade”, descreveu Pinheiro.

Já a capoeira, é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música. “Meu objetivo com esse projeto é incentivar as crianças da comunidade a manterem parte do tempo livre que dispõem praticando a capoeira e, consequentemente, longe das drogas, de más companhias e de outros males sociais. Queremos abrir novos horizontes para essas crianças, através dessa modalidade brasileira. A capoeira é um valioso recurso pedagógico, artístico e cultural. Acredito que, com esse projeto, estamos contribuindo para a formação de valores humanos e éticos, baseados no respeito e na socialização”, salienta Ansaldo.