Mais do que infraestrutura, população do Santa Maria e 17 de Março vê construção de uma nova realidade

Agência Aracaju de Notícias
10/04/2019 09h39

A falta de estrutura era a marca negativa do bairro Santa Maria que, por seus moradores costumarem ter os pés sujos de terra, pela ausência de pavimentação e calçamento, recebeu o nome de Terra Dura. Foi a partir dessa realidade, que começou a se formar a Zona de Expansão de Aracaju que, há cerca de dez anos, viu nascer, ainda, o bairro 17 de Março. Esse histórico, porém, está ficando para trás, desde que a atual gestão da Prefeitura de Aracaju colocou a região como prioridade em suas ações, dignificando vidas e transformando a realidade de comunidades através de ações e obras estruturantes. Somente no biênio 2017/2018, foram investidos nos dois bairros mais de R$ 30 milhões, em serviços como pavimentação de ruas e avenidas.

A aposentada Maria de Jesus Graciliano se lembra do tempo difícil que passou, numa época em que sua mãe lutava para ter direito a uma casa, enquanto moravam em um barracão. “Foram 19 anos de muito suor. Minha mãe já se foi, mas, deixou a casa que eu moro. Já passei por dificuldade por não morar em um bairro arrumado, mas, quando vejo o tanto que essa região tem crescido, aí é que eu dou ainda mais valor à casa que minha mãe deixou. Não quero sair daqui por nada. Tenho orgulho do lugar onde vivo e, agora, a gente tem mais assistência, as ruas são mais cuidadas, tem escola, posto de saúde, limpeza. Antes, isso só ficava no sonho mesmo”, desabafou.

Uma das obras que, literalmente, abriu caminhos para o desenvolvimento foi a interligação entre os bairros Santa Maria e 17 de Março, que foi projetada ainda na primeira gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, ficou paralisada durante a gestão passada e foi inaugurada no primeiro ano da atual. Foram realizados serviços de drenagem, dragagem de canal, pavimentação de vias, implantação de ciclovia, calçada, meio-fio, além de paisagismo.

Ainda nos dois primeiros anos, foi iniciada a obra de infraestrutura das invasões Terra Dura, Santa Maria e loteamento Senhor do Bomfim e complementação de infraestrutura dos conjuntos Padre Pedro e Valadares. No Santa Maria, foi realizada também a pavimentação das avenidas Alexandre Alcino e Juarez Conrado Dantas, além das intervenções cotidianas, como patrolamento do loteamento Paraíso do Sul, operação tapa-buraco em vias diversas, melhorias na iluminação pública e fiscalização de invasão de áreas públicas.

No horizonte das ruas, agora, pavimentadas, a população local vislumbra mais dignidade. O senhor Elias Monteiro possui uma barbearia na região central do 17 de Março e foi de lá que ele pode observar algumas das mudanças, tanto pelo seu olhar, como também pelas boas conversas com os clientes. “Moro aqui desde os primeiros anos do bairro e a gente não tinha quase nada. Hoje, ouço as pessoas falando de como o bairro está ficando bonito. Antigamente, para qualquer coisa que precisasse, a gente tinha que sair do bairro, o que era um sacrifício, já que nem ônibus passava aqui. Com as ruas ajeitadas, sem lama em tempo de chuva ou poeira quando está estiado, podemos viver muito melhor”, afirmou.

O 17 de Março recebeu a infraestrutura da segunda etapa, fruto de um convênio com o Governo Federal, através do Ministério das Cidades. A ação contemplou três avenidas e 34 ruas com a implantação das redes de drenagem, esgoto, água e energia elétrica. Também foi realizada a pavimentação asfáltica de todas as vias, totalizando 9km de ruas asfaltadas. Através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), foi implantado, ainda, toda a sinalização vertical e horizontal das vias. O pacote de obras incluiu a construção de um canal de macrodrenagem, com mais de 500 metros de extensão. Interligado ao canal do Santa Maria, a partir da avenida 5, tem como principal finalidade melhorar o sistema de drenagem da área, evitando alagamentos e inundações no período chuvoso.

Após a conclusão dos serviços, três linhas do transporte coletivo passaram a circular por essa região. São elas: 405 – 17 de Março/DIA via Marivan; 504 – 17 de Março/Zona Sul via Aquarius; e 506 – 17 de Março/Zona Sul via Aeroporto.

Por lá, está em andamento a complementação da infraestrutura da área externa e complementação da construção dos 16 blocos de apartamentos, além da reestruturação física e conceitual da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), que beneficia o bairro através de novos cursos ofertados nos Centros de Arte e Esportes Unificado (CEU), para o ano de 2019.

Dona Marinete dos Santos afirma está vivendo na construção de um paraíso. “É claro que a gente ainda precisa de muita coisa, mas, para o que era, não podemos reclamar. Antes, isso aqui era um deserto, o que só nos dava tristeza. Agora, basta andar um pouco pelo bairro que a gente sente a diferença. Não sinto mais vergonha de dizer que moro no 17 de Março, muito pelo contrário, fico agradecida por poder caminhar pelas ruas cuidadas, sem poça de lama. Era o que a gente queria, ser visto e cuidado e eu bato palma pra gestão que está olhando para nós”, ressaltou.