Esgap: servidores municipais participam de palestra sobre psicologia do sucesso

Planejamento e Orçamento
09/04/2019 17h02

"Onde você está e aonde você quer chegar?". Essa foi a reflexão que a self coach e psicóloga, Renata Macêdo, levou, na manhã desta terça-feira, 9, aos servidores da Prefeitura de Aracaju. A palestra que teve como tema 'Mindset: Reclame Menos, Faça Mais', aconteceu na Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), da Prefeitura de Aracaju, e abordou alguns conceitos, sendo o primeiro o do próprio Mindset, que está relacionado à psicologia do sucesso e às várias energias mentais que levam a pessoa à algum lugar, através da quebra de paradigmas. Já o segundo, foi sobre as duas categorias do mindset: o fixo e o de crescimento.

Durante o encontro, a especialista explicou a diferença entre as duas categorias. “Se eu sou uma professora universitária e chego à sala dizendo que só dois alunos irão passar nesse semestre, existem pessoas que não virão mais a aula, outras que comparecerão apenas para cumprir tabela e as que vão desafiar a situação dizendo: ‘vamos ver se apenas dois passarão mesmo’. Neste sentido é que se aplica a diferenciação. O mindset fixo é aquela pessoa que nem tentou, pois, tem atitudes mentais mínimas. Já aquela que diz que vai estudar todos os dias e passar, tem o mindset de crescimento ativo”, pontuou Renata.

Ela também enumerou alguns conhecimentos considerados como importantes durante o processo de construção do mindset de crescimento, como o fato de ninguém nascer pronto. "É possível crescer através do esforço. Autopercepção é um fator decisivo a longo prazo. É preciso entender as limitações e comemorar as pequenas vitórias. Sendo necessário, para tal, muito treinamento, estudo e desenvolvimento", disse. 

A palestra também contou com uma dinâmica baseada na agenda programada, em que foram feitas duas filas, uma representando as pessoas excelentes e, a outra, as maravilhosas, ambas faziam elogios a cada pessoa em sua frente, com sorrisos, abraços e olhares, cujo foi o de intuito de estimular a autoestima dos servidores, a fim desses se sentirem motivados no desenvolvimento de suas tarefas.

“Acho muito importante a iniciativa, pois, não somos apenas seres que trabalham, somos seres complexos, que precisam redescobrir potencialidades e aplicá-las, tanto na vida pessoal, como no trabalho. A gente sai, a gente recebe e a gente devolve tudo isso, pois, é uma troca de experiências a cada encontro desses”, salientou a servidora da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Marta Figueiredo de Paula.

A responsável pela organização da palestra, Ana Dalva Trindade, que é coordenadora Psicossocial da Esgap, pontuou os benefícios oriundos da atividade. “Queria que todos tivessem a oportunidade de sair dessa palestra como estamos saindo, motivados, acreditando em nós mesmos, tendo foco de que quando você acredita você alcança. E creio que isso melhora muito o serviço público. Você atende ao cidadão com um olhar diferente", disse, acrescentando que outras palestras estão programadas para acontecer até o final deste ano. "Já temos um ciclo de palestras programadas que contarão com a presença da própria Renata Macêdo, informou”.