Prefeitura vai promover ação educativa de trânsito na Orla da Atalaia

Indústria, Comércio e Turismo
10/04/2019 16h15

Com a proximidade do feriado relativo à celebração da Paixão de Cristo, a Orla da Atalaia se transforma em um ponto de intensa movimentação de pedestres e veículos. Preocupada com a segurança da população e dos turistas que vêm passar o feriadão em Aracaju, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) e da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), vai promover uma ação educativa antes do início do feriado, com vistas a alertar pedestres e motoristas sobre os cuidados no trânsito, atenção à sinalização e obediência às faixas de pedestres.

Para articular essa ação junto à SMTT, o secretário da Semict, Marlysson Magalhães, esteve na Orla da Atalaia verificando a movimentação de pedestres e veículos, constatando motoristas desrespeitando a faixa de segurança e também pedestres atravessando fora dela. “Quando vi essas situações, me preocupei com a proximidade do feriado da Paixão de Cristo, quando nossa orla tem um fluxo intenso de pessoas atravessando a pista. Sei que é uma preocupação constante do prefeito Edvaldo Nogueira a segurança no trânsito, por isso, solicitei esse encontro com os técnicos da SMTT para a realização dessa ação educativa”, destacou o secretário, enaltecendo que a Orla da Atalaia é bem sinalizada e com atenção permanente dos agentes de trânsito da SMTT. "A educação no trânsito, através desse tipo de ação, tem efeito multiplicador, ela circula pela própria população, que também quer um trânsito seguro”, avaliou. 

Atenção Pela Vida, Trânsito Seguro

A SMTT já desenvolve ações educativas em semáforos e faixas de pedestres em três grandes avenidas da capital: a Beira Mar; a Tancredo Neves, e a José Carlos Silva. Essa edição especial, solicitada pela Semict, foi tratada, na manhã desta quarta-feira, 10, em reunião entre a turismóloga da Semict, Carla Levita, e a supervisora da Coordenação de Educação de Trânsito da SMTT, Heloísa Rezende, com a participação da educadora de trânsito, Adriana Andrade, e o coordenador do Grupo Cones de Teatro, Hiel Gomes. “A gente já desenvolve essa ação regularmente em faixas de pedestres no projeto “Atenção Pela Vida, Trânsito Seguro”, em 3 grandes avenidas da capital, mas estamos sempre à disposição para contribuir com edições extras, como essa sugerida por vocês da Semict”, frizou Heloisa. 

A ação ficou definida entre os técnicos dos dois órgãos para ser realizada no dia 17 de abril, das 19h às 21h, na faixa de pedestre em frente à Feira do Turista. Quinze integrantes da SMTT participarão da ação, com a distribuição de material informativo para pedestres, motoristas e motociclistas; abordagens educativas e atividades lúdicas de atores e atrizes do Grupo Cones de Teatro.  

Segundo Carla Levita, apesar de ser um período de baixa estação para a atividade do turismo, um feriado é sempre motivo de atenção quanto ao fluxo de veículos e pedestres na Orla da Atalaia. “Como frequentadora do local, e como verificou o secretário, percebo também que muitas vezes aracajuanos e turistas passam longo tempo de espera para fazer a travessia na avenida, muitas vezes correndo riscos de atropelamento. Também verifico pedestres que fazem a travessia fora da faixa, provocando situações de risco para os motoristas. Por isso, procuramos a SMTT para essa ação educativa, tanto para motoristas quanto para pedestres, de forma que todos consigam conviver harmonicamente neste espaço que é de todos”, finalizou.