Limpeza no canal do bairro Industrial contribui para a drenagem da zona Norte

Serviços Urbanos
10/04/2019 16h43

A Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), continua empenhada em ações que previnem eventuais transtornos à população, principalmente, pela incidência de chuvas no período do inverno. Entre estas ações, está o serviço de limpeza do canal da avenida General Calazans, no bairro Industrial, que contribui para que a drenagem das águas pluviais oriundas de outros canais da zona Norte, como os das avenidas Airton Teles e José Conrado de Araújo, tenham maior vazão, evitando, assim, os acúmulos que causam alagamentos.

Os trabalhos das equipes foram iniciados em fevereiro deste ano. Para isso, todo o plano de ação foi previamente discutido através de visitas técnicas de integrantes da Emsurb, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e da Defesa Civil do município que, monitoraram in loco os pontos críticos do canal.

Para a retirada da vegetação do entorno do local, foi realizado um minucioso levantamento e catalogação das espécies da flora que, foi encaminhado posteriormente à Sema para que fosse concedida a remoção. Durante a operação, que envolveu o auxílio de uma máquina retroescavadeira e uma escavadeira, os agentes retiraram dos bancos de areia, sedimentos, fragmentos de móveis, lixo residencial e restos da construção civil, que obstruíam a passagem da água. Até o momento, a empresa municipal recolheu, aproximadamente, três mil toneladas de resíduos.

“A limpeza deste e de outros canais, que são interligados, melhora o escoamento das águas e evita casos de transbordamento. Por isso, a Emsurb vem trabalhando, preventivamente, com a limpeza e monitoramento em todos os canais como forma de aliviar a rede de drenagem da cidade, enfatizou o diretor de Operações, Bruno Moraes.
 
As atividades de limpeza, que aliviam a retenção na drenagem e aumento do volume de águas nos canais, também foi realizada pelos agentes da empresa municipal nesta quarta-feira, 10, nos bairros Aeroporto e Novo Paraíso.