Vínculo entre UBS e população é fortalecido com reabertura da Elizabeth Pita

Agência Aracaju de Notícias
11/04/2019 12h10

Quem precisa de atendimento médico tem pressa. Percorrer grandes distâncias em uma jornada de tempo longa nunca é e nem deve ser uma opção. Essa rotina, muitas vezes estressante, deixou de fazer parte da vida dos moradores do bairro Santa Maria, desde que a Prefeitura de Aracaju reabriu a Unidade Básica de Saúde (UBS) Elizabeth Pita. Agora, a população local não precisa ir até outros bairros ou se concentrar na UBS Osvaldo Leite, como vinha acontecendo desde 2015, quando a Elizabeth Pita foi demolida com a promessa feita pela gestão passada de que seria reconstruída. 

Instalada em um espaço alugado pela Prefeitura, UBS reiniciou os trabalhos e, aos poucos, está retomando o vínculo com a população. Segundo a gerente da unidade, Khawenne Stos Ivo, a fase é de adaptação. “Como todo início, estamos ajustando algumas coisas, mas, o que percebemos é que a população tem se sentido acolhida dentro da unidade e isso é muito positivo, porque fortalece o laço e, consequentemente, a credibilidade no serviço. A comunidade também está se acostumando com o prontuário eletrônico e, nós da equipe, estamos atentos às principais demandas nessa fase de adaptação”, afirmou. 

Dona Maria da Purificação Santos foi à unidade pela segunda vez. Na primeira, ela requisitou alguns exames e, na segunda, foi acompanhar a filha e a neta a uma consulta. Para ela, ter uma unidade perto de casa é cômodo. “Por ser perto de casa já é muito bom. Eu e minha família íamos sempre até a Osvaldo Leite, mas, tinha muita gente, então, já cheguei a desistir de procedimentos. Com essa unidade nova, podemos ter mais tranquilidade, sem contar que somos bem atendidos, com mais atenção”, considerou. 

A unidade conta com três equipes de Saúde da Família, três enfermeiros, dois médicos, quatro técnicos de enfermagem, uma equipe de Saúde Bucal, com um odontólogo e um assistente, 15 agentes de saúde, um assistente social, dois recepcionistas, um administrativo na Farmácia Básica e dois agentes de limpeza. 

Para quem acabou de gerar uma vida, a atenção com a saúde é mais do que redobrada, como é o caso da dona de casa Rosângela Souza, que foi à unidade para realizar o exame do pezinho da filha, que está com apenas oito dias de nascida. “Passei a ter mais cuidado com a saúde depois que engravidei e, como grávida precisa de acompanhamento constante, procurei a Osvaldo Leite. Não posso dizer que tive problemas, mas, aqui na Elizabeth Pita tenho tido bastante atenção e estou gostando muito do atendimento”, destacou. 

Há três meses, Maria José Conceição tenta fazer uma cirurgia. “Na Osvaldo Leite, como acumulava os pacientes que eram da Elizabeth, era muito corrido, apertado, eu tinha dificuldade para ter atendimento e eu até entendia. A demanda era grande mesmo. Com esse espaço novo, a gente se sente mais acolhido e ficou muito melhor. Está bem organizado, a equipe é bastante atenciosa”, frisou.

A UBS composta por oito consultórios (sendo um para lâminas), uma recepção, dois banheiros adaptados para funcionários e dois para usuários, dois bebedouros e uma sala de vacina, além de uma sala de curativo, uma farmácia, sala de observação, sala de odontologia, um depósito de material de limpeza e um almoxarifado.

Essa estrutura agradou dona Vera Santos. “É tudo tão novinho que dá gosto entrar na unidade. A gente se sente mais cuidado só por ela ter voltado a funcionar. Daí, quando chegamos e somos atendidos, a satisfação é ainda maior. Tenho gostado muito do atendimento e da atenção das equipes”, ressaltou.