Prefeitura capacita 160 cidadãos em cursos do eixo Produção Cultural e Design

Formação para o Trabalho
11/04/2019 17h04

A Prefeitura de Aracaju desempenha um importante papel quando o assunto é qualificação profissional. Desta vez, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), a Prefeitura capacitou 160 cidadãos, que foram certificados nos diversos cursos inseridos no eixo de Produção Cultural e Design do portfólio da Fundat.

Nos meses de março e abril, os alunos se dividiram em vários cursos de artesanato como Técnicas Básicas em Montagem de Bijuteria, Técnicas Básicas em Patch Aplique, Técnicas Básicas em Feltro, Técnicas Básicas em Patchwork, Técnicas Básicas em Boneca de Pano, além de duas turmas de Material Reciclado, todos com carga horária de 30 horas.

Eles foram ministrados em diversas localidades da capital, como na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) Paulo da Conceição, situado no bairro Porto D'antas, no Centro de Qualificação e Unidade de Produção, localizado no bairro 17 de Março e em seis associações parceiras da Fundação: Sociedade Essa, Grupo de Apoio a Criança com Câncer (Gacc), Centro de Integração Raio de Sol (Ciras), Associação de Moradores Pró Melhoria e Defesa do conjunto Bugio, Casa Batista da Amizade e Externato São Francisco de Assis.

O objetivo das capacitações é promover a geração de renda da população, o incentivo e o desenvolvimento do artesanato e cultura local da cidade. Por conta disso, a Prefeitura levou as qualificações artesanais para diversos bairros aracajuanos, com o intuito de proporcionar formação profissional e de transformar a sala de aula em um ambiente terapêutico.

Transformadas pelo artesanato

Moradora do bairro Grageru, Vera Cristina Vieira, 51, teve sua vida transformada após participar de uma capacitação ofertada pela Fundat. Em novembro de 2018, ela fez o curso de Técnicas Básicas em Biscuit no Grupo de Apoio a Criança com Câncer (Gacc). Foi esse o ponto que fez uma grande transformação na vida da aluna.

"Quando comecei a trabalhar com artesanato, eu estava com síndrome do pânico, com quadro de ansiedade. Foi através desses trabalhos que eu fui me recuperando", explicou a artesã, que finalizou agora o curso de Técnicas Básicas em Feltro. No primeiro curso que Vera Cristina participou, ela preparou uma peça que foi sucesso, um presépio, que já possui encomendas para o natal desse ano. 

Para a dona de casa Luciana Lopes, quem trabalha com artesanato possui um dom, pelo poder que a arte tem de levantar autoestima. "Amo artesanato, eu faço algumas coisas em feltro, bordados com fita de cetim e ponto de cruz. Mas, meu amor é o feltro, eu não tinha curso presencial, o que eu sabia foi pela internet. Aqui no curso, aprendi a costurar, fazer dedinhos, orelhas, cabeça, pés e mãos", explicou a futura artesã, participante da turma de Técnicas Básicas em Feltro do Gacc.

O Centro de Integração Raio de Sol e a Associação de Moradores Pró-Melhoria e Defesa do Conjunto Bugio receberam o curso de Material Reciclado. Dos 160 alunos dos cursos de artesanato, 40 participaram das turmas desta capacitação.

Segundo a instrutora, Roselay Leite, 44, essa é uma capacitação de responsabilidade social e os alunos demonstraram muito empenho na prática. "Foi uma turma maravilhosa, eles estiveram abertos aos ensinamentos, são pessoas que realmente estavam necessitando, no lado emocional ou financeiro, para ajudar a família", concluiu.