Oficina de Papel desperta interesse pelas práticas de sustentabilidade

Serviços Urbanos
11/04/2019 17h24


A crescente preocupação das escolas, entidades e da própria população com as temáticas que envolvem a sustentabilidade tem despertado o interesse em conhecer o trabalho desenvolvido pela Oficina de Papel da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Mensalmente, o setor recebe cerca de 100 pessoas para visitação, além de promover oficinas e exposições em eventos, através de parcerias.

A participação das artesãs para cursos ou exposições requer um agendamento prévio. “A solicitação deve ser feita por meio de um ofício endereçado ao gabinete da presidência. Nele, deve constar informações sobre o objetivo, data, público estimado, como também a estrutura oferecida para que a gente possa selecionar, previamente, o material utilizado para a confecção das peças”, explicou a coordenadora da Oficina, Jacqueline Guimarães dos Santos.

No próximo dia 17 de abril, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social, o espaço irá receber usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jardim Esperança. Na oportunidade, serão abordadas as práticas iniciais para a reciclagem de papel e a criação de objetos empregando outros tipos de matérias-primas, a exemplo das garrafas PET e recipientes plásticos.

Estudantes de escolas particulares e das redes públicas de ensino, também visitam com frequência a Oficina. É o caso dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Tenisson Ribeiro, que estiveram no local na última quarta-feira, 10, por meio de uma ação de educação ambiental promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). “Para nós, é uma satisfação enorme receber grupos de estudantes. Eles chegam aqui com sede de aprendizado e isso é muito bonito de se ver. Durante a visita, além de acompanhar o processo de confecção das peças, eles ouvem uma breve explicação sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente”, disse a artesã Maria de Fátima Santos.

Doações

Todo o material produzido pelas artesãs é feito com jornais que são doados pela própria população, empresas privadas e órgãos estaduais e municipais. Quem tiver interesse em colaborar pode entrar em contato com a gerência do Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira) por meio do telefone 3021-9918. A oficina está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.