Sílvio Romero é o homenageado do mês na Biblioteca Municipal Clodomir Silva

Cultura
12/04/2019 11h12

Advogado, jornalista, crítico literário, folclorista, ensaísta, poeta, historiador, filósofo, cientista político, sociólogo, escritor, professor e político brasileiro. Considerado um dos grandes nomes sergipanos, Sílvio Romero é o homenageado, neste mês de abril, da Biblioteca Municipal Clodomir Silva, unidade da Prefeitura de Aracaju, que é vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).

Sílvio Romero desenvolveu intensa atividade como escritor e jornalista, escreveu vários livros que abordam diversos assuntos ligados à cultura popular, revelando-se um grande folclorista. Escreveu sobre filosofia no Brasil e sobre escolas filosóficas diversas. Tratou sobre estudos sociológicos, políticos e história literária. O escritor estimulou, consideravelmente, o desenvolvimento da sociologia no Brasil, sendo considerado um dos seus precursores no país.

Na exposição da Clodomir Silva, o visitante pode conhecer sobre a vida e obra do escritor através de imagens, painéis com sua biografia e, por fim, um acervo com diversas e importantes obras. “Sílvio Romero foi escolhido por ser o primeiro folclorista do Brasil e por fazer aniversário em abril. Foi um ilustre sergipano, ele fez vários escritos que são um marco para importância do folclore. É muito relevante trazer nossos escritores sergipanos para exposições fazendo com que a comunidade adquira esse conhecimento. Valorizar nossa história, através de escritores que a construíram, é algo a se comemorar e reviver”, opinou a coordenadora da biblioteca, Fabiana Bispo.

A exposição é aberta ao público de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A Biblioteca Clodomir Silva fica situada na rua Santa Catarina, 314, bairro Siqueira Campos. Mais informações através do telefone (79) 3179-3742.