Transformação da Canal 3 dá espaço a práticas esportivas e hábitos saudáveis

Agência Aracaju de Notícias
12/04/2019 11h00

Ciclismo, caminhada, corrida. Esses são os principais esportes praticados pelos moradores da avenida Caçula Barreto, conhecida como Canal 3, no conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia. Agora, a população não apenas aprovou a obra de infraestrutura realizada pela Prefeitura de Aracaju, como também aproveita para se exercitar e obter qualidade de vida. A via agora é um espaço elogiado por eles e que mostra o compromisso da atual gestão em transformar a capital em uma cidade mais humana, criativa e inteligente, dentro um projeto modernizador de cidade.

Foi justamente isso que facilitou a vida da publicitária Vanessa Costa, que pode chegar em segurança no trabalho com sua bicicleta e mais rápido na casa das amigas. "Uma obra magnífica, que me permitiu economizar tempo para me deslocar a qualquer hora. Durante a noite, por exemplo, posso pedalar com tranquilidade, pois tem iluminação. Enfim, só trouxe melhorias", elogia.

E as melhorias se refletem de diversas maneiras. Um exemplo é a paisagem do bairro, que, antes, repelia os moradores e atraía insetos, agora, motiva as pessoas a saírem de casa e aproveitar o espaço. "Antes da construção dessa obra ficava mais em casa, agora aproveito para caminhar com mais conforto, porque não tem mais todo aquele mato nem pernilongos que incomodava a gente", relembra a dona de casa Domingas Jerônimo da Cruz, que também anda de bicicleta.

A caminhada é a atividade favorita da dona de casa Iracema Luíza Santana. "Antes, fazia caminhada em outro lugar. Agora, faço questão de passar por aqui, porque o local nos motiva a praticar esporte".

A corrida é a paixão do atleta Andrey Ruan Bispo, que aproveita para realizar seus treinamentos e se preparar para possíveis competições e disputas na modalidade. "Antes dessa obra, tudo aqui era parado, não tinha movimento e eu tinha de treinar em outro local, na Canal 4. Agora, não. Me sinto motivado a sair de casa  e correr em segurança", enaltece o corredor.

Obra

A obra é mais um compromisso que Edvaldo honra com os aracajuanos. Para execução do projeto, foram investidos R$ 5,3 milhões, valor conveniado entre a Prefeitura e o Governo Federal. Foram beneficiadas as avenidas Caçula Barreto e Dr. Tarcísio Daniel dos Santos, além das ruas Tenente Waldir dos Santos, "A-2", "Seis" e travessa Waldir dos Santos.

Também foram executados serviços de drenagem pluvial, revestimento e cobertura de 800m de canal, e pavimentação asfáltica de 2,5 km de vias (três mil toneladas de asfalto utilizadas). Toda a área foi urbanizada e hoje conta com 800m de ciclovia. Além disso 4.000m² de calçadas foram padronizadas com concreto, garantindo acessibilidade e mobilidade urbana à área.