Curso de Técnicas em Vendas capacita alunos para o mercado de trabalho

Formação para o Trabalho
11/04/2019 20h36

A Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), se preocupa em identificar as áreas que atualmente mais demandam mão de obra e, frente a isso, promove a capacitação da população para o mercado de trabalho. Um bom exemplo disso foi a realização do curso de Técnicas em Vendas (40h), ministrado na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) Santa Maria e encerrado na última quinta-feira, 11.

Na capacitação, foram passadas não só as técnicas necessárias para o bom desempenho dos alunos que pretendem fazer parte do mercado de trabalho, como também foram abordados temas como a autoestima profissional, a importância do empreendedorismo, empregabilidade e orientações quanto à postura dos futuros vendedores nas entrevistas de emprego.

Segundo a instrutora do curso, Érika Araujo, a possibilidade de conhecer diferentes realidades e contribuir para a evolução de cada aluno a partir de uma iniciativa da Fundat, provoca uma sensação de gratidão e entusiasmo. "Foi uma experiência maravilhosa. Vi nesses jovens a vontade de aprender. Nós trabalhamos a junção de tudo que o mercado procura e fizemos uma visita técnica para conhecer na prática o que eles estão buscando desde agora. Nesse curso, focamos não só na técnica de vendas, como também trabalhamos o emocional dos alunos", afirmou.

Conhecimentos somados

A estudante do curso de Administração da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Gabriela de Jesus, por meio de uma parceria entre a instituição de ensino e a Fundat, foi convidada para ministrar uma palestra acerca do empreendedorismo e o mercado de trabalho. Durante o último dia de curso, a palestrante levou diversas informações que, junto ao conteúdo passado pela instrutora, complementaram o aprendizado dos alunos.

"Na palestra eu trouxe dicas de etiqueta profissional e empreendedorismo, pois muita gente recorre a essa alternativa por conta do desemprego. Por isso, é importante orientar essas pessoas, principalmente porque quando o mercado de trabalho não abre portas para contratação, o empreendedorismo se torna boa alternativa para sair do desemprego. Para mim, é importante fazer parte dessas ações, porque aprendo e passo um pouco do conhecimento que absorvi", contou a palestrante.

Aprender para aplicar

Joana Canuto trabalha com vendas desde muito jovem e, para ela, o curso serviu como uma forma de reciclar seus conhecimentos e melhorar seu desempenho no seu local de trabalho. "Eu quis fazer o curso para me aperfeiçoar. Foi uma experiência enriquecedora, melhorei muito e já apliquei o que aprendi no trabalho, pois sempre lembro do que a instrutora passou. Estava precisando aprender, procurar evoluir, e esse curso foi porta aberta pela Fundat. Eu tenho desejo de abrir meu próprio negócio e agora tenho orientações para isso", disse Joana.

Já sua colega de turma, Raiane dos Santos, está desempregada e viu no curso uma chance de ter a capacitação necessária para conquistar um emprego em breve. "Gostei muito do que aprendi, achei interessante. As aulas me surpreenderam. Já trabalhei com vendas antes, mas conheci muitas coisas sobre a área que não sabia. Vou usar o que aprendi para melhorar, já que agora entendo mais até sobre empreendedorismo. Moro no bairro desde pequena e não tenho recursos para pagar um curso desses, assim como muitos alunos também. Temos que aproveitar quando temos essa oportunidade", ressaltou a aluna.