Por meio do serviço de Ouvidoria da Emsurb, aracajuanos têm solicitações agilizadas

Serviços Urbanos
12/04/2019 13h45

Confiança. Este é o sentimento que resume a relação entre a comunidade e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) que, através do serviço de Ouvidoria, continua atendendo de forma ativa as demandas solicitadas. Diariamente, o setor recebe ligações e mensagens de cidadãos buscando a efetivação de serviços como podas de árvores, liberação para utilização de espaços públicos, recolhimento de materiais para descarte correto, entre outros.  

O balanço relativo aos três primeiros meses de 2019 demonstra um aumento no número dessas solicitações, em comparação ao primeiro trimestre do ano passado. De janeiro a março de 2019, foram registradas 227 ligações, 17,67% a mais do que em 2018. De acordo com a ouvidora Mariana Espírito Santo, este é um dado positivo para a empresa, o qual significa um maior reconhecimento da população aos serviços prestados. “A Ouvidoria funciona como um Serviço de Atendimento ao Cidadão, então, se há uma crescente no número, isso quer dizer que a população está tendo mais conhecimentos sobre a nossa função e está solicitando cada vez mais, porque está vendo que o seu serviço é atendido”, afirma. 

Os pedidos feitos são imediatamente registrados pela Ouvidoria e encaminhados para os departamentos responsáveis que, através de um trabalho coordenado, procuram executar as atividades em um prazo máximo de uma semana, exceto para os casos de utilização de espaços públicos. Além disso, a Ouvidoria também faz o acompanhamento de todas as demandas junto às diretorias até a sua efetivação. 

Os serviços de poda de árvores e o Cata-Treco estão entre os mais requisitados pela população e o tempo de resposta também é significativo. Para estes e outros pedidos, como limpeza pública e remoção de entulho, os trabalhos costumam ser efetuados entre cinco e seis dias. O resultado disso vem diretamente da comunidade. “Eu tenho cidadãos que me ligam para agradecer a seriedade na execução dos trabalhos. Alguns quando ligam não têm a certeza de que o serviço será executado, mas ele é sim, e de uma forma bem rápida”, comenta Mariana. 

Os cidadãos podem entrar em contato com a Ouvidoria da Emsurb através do telefone 3021-9908; pela TAG – Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública, disponível no link Ouvidoria no site da Prefeitura; pelo e-mail ouvidoria.emsurb@aracaju.se.gov.br, ou diretamente na sede da Emsurb, localizada na avenida Jornalista Santos Santana, s/n, Parque Augusto Franco (Sementeira). O funcionamento é das 08h às 12h, e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.