Alunos da Educação Infantil celebram Dia do Livro com atividades lúdicas

Educação
12/04/2019 14h06

A aluna da turma de 5 anos se transformou na linda rosa juvenil que, depois de muito tempo dormindo, foi acordada com o beijo do belo rei. A aluna de 4 anos virou a boneca Emília, que se torna tagarela após tomar uma pílula falante. Com muita imaginação, cores e atividades lúdicas, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Jovino Pinto, localizada no bairro Aeroporto, antecipou, nesta sexta-feira, 12, a celebração ao Dia do Livro Infantil.

“O livro é a melhor ferramenta que temos na nossa vida, que nos possibilita crescer. Todos os dias essas crianças ouvem histórias, manuseiam os livros e reproduzem elas mesmas esses contos, de acordo com a leitura de mundo que elas já possuem. Elas têm bastante capacidade, é só dar asas à imaginação delas, é só respeitá-las como seres humanos, e é isso que a gente faz aqui”, conta a coordenadora pedagógica da Emei, Valdomira Silveira Pereira.

Com o palco montado no pátio da escola, os cerca de 143 alunos matriculados na instituição, nos turnos da manhã e da tarde, celebraram o Dia do Livro Infantil. Com a ajuda das professoras e das cuidadoras, as crianças interpretaram personagens de histórias tradicionais infantis, com músicas e teatro. “Os personagens de Monteiro Lobato são muito encantadores, despertam nas crianças a imaginação, em todas as gerações. E queremos buscar esse resgate cultural, trabalhando músicas do Sítio do Pica Pau Amarelo, cantigas de roda, entre outros”, revela a diretora da unidade, Jaqueline Barbosa de Souza.

Todas as atividades realizadas na Emei são baseadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é acompanhada pela Coordenadoria de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação (Coeinf/Semed). “Estamos trabalhando dentro da BNCC e nessas atividades conseguimos atingir diversos objetivos que o documento orienta. E é isso que estamos passando para os pais nas reuniões, que muitos acham que é só o brincar por brincar. As crianças também aprendem quando estão com o brinquedo. Quando estão com a massinha de modelar, estão desenvolvendo a coordenação motora, aprendendo letras e números. Muitos dos pais tiveram uma educação mais rígida em suas escolas e não entendem o nosso método, por isso, é nosso papel apresentar a eles", acrescenta a diretora Jaqueline.

Dia do Livro Infantil

18 de abril é celebrado todos os anos, desde 2002, como o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida em homenagem ao dia de nascimento de Monteiro Lobato, importante escritor brasileiro ligado ao pré modernismo, nascido no ano de 1882. O autor, durante sua vida, escreveu obras de grande sucesso da literatura infanto-juvenil, sendo o Sítio do Pica Pau Amarelo a principal delas.