Prefeitura promove conscientização sobre direitos dos consumidores para o público infantil

Procon Aracaju
12/04/2019 17h21

Chegou ao fim, nessa sexta-feira, 12, mais uma edição do projeto "Procon vai à escola". O ciclo de palestras sobre direitos e deveres dos consumidores, voltado ao público infantil, foi desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria de Defesa Social e da Cidadania (Semdec). A iniciativa executada por meio do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), contemplou aproximadamente 350 crianças,  em sete escolas da capital.

O coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, ressalta que o intuito do projeto é o empoderamento e conscientização dos futuros consumidores sobre seus direitos. "Para fazer valer os direitos e também para estimular o exercício da cidadania, nós visitamos as escolas municipais, para levar informação aos estudantes. O material que trabalhamos é adaptado para esse público, de maneira que as informações são transmitidas com ludicidade e dinamismo", explica.

A diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Joaquim Cardoso de Araújo, Cristiane Costa, ressaltou que a ação incentiva comportamentos que farão a diferença na vida dos alunos. "É muito importante disseminar, desde cedo, essa consciência sobre os direitos do consumidor. Durante a atividade, pudemos observar a participação das crianças, que levarão esse conhecimento para o dia a dia, juntamente com a família e a comunidade", indicou.

O coordenador do Procon Aracaju reforça que um dos objetivos da ação é, justamente, formar, também, multiplicadores. "Estimulamos que eles compartilhem as informações com suas famílias. Pautados pelas diretrizes da gestão municipal, trabalhamos nessa rede de disseminação de informação, pra que a gente tenha uma cidade mais humana, inteligente e criativa", considerou Igor Lopes.