Obra do Centro de Esportes se desenvolve como as expectativas da população do Bugio

Agência Aracaju de Notícias
23/04/2019 09h10

O tapume que circula a obra do Centro de Iniciação ao Esporte, no bairro Bugio, na zona Oeste de Aracaju, aumenta a curiosidade da população local. Reiniciada no segundo semestre de 2018, a construção já tem transformado a realidade dos moradores, que veem no CIE uma forma de, não só valorizar o bairro, mas, principalmente, de melhorar a vida da população utilizando o esporte como um dos meios transformadores. 

A parceria com o Governo Federal disponibilizou R$ 4,8 milhões utilizados na construção de unidades de atletismo, ginásio poliesportivo, área de apoio composta de sala de professores e técnicos, administração, vestiários com chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitários públicos e parque infantil. O Centro também contemplará, em sua estrutura, um paisagismo harmonioso e mais atrativo, que atenderá ao público que desejar realizar suas atividades esportivas diárias. O projeto, de iniciativa do Ministério dos Esportes, tem a capital sergipana como uma das 74 cidades que recebem o polo centro-esportivo, com 7.000m² aprovados pelo Ministério e modelados pelo CIE.

Dono de uma academia localizada em frente ao local onde será o Centro, Wilson Vasconcelos acredita que a obra vem para beneficiar e desenvolver a comunidade. “Toda obra é sempre muito bem-vinda. Já ouvi comentário de que não estão trabalhando, mas, sou testemunha de que isso não existe. Vejo a rotina dos operários todos os dias e sei que a obra está andando. No espaço, antes, era um campinho de futebol onde eu joguei bola, então, para mim, tem um significado especial. Moro há 40 anos no Bugio e sei o quanto essa obra vai ser importante”, afirmou. 

Para o diretor de escola, Lázaro Cavalcante, os maiores beneficiados devem ser as crianças. “Elas, no futuro, é quem poderão cuidar desse bairro e, consequentemente, do Centro. Imagino que esse será um espaço muito proveitoso para todo o bairro e espero que todos saibam valorizar, porque é para uso coletivo. Além de deixar o bairro mais bonito, vai poder deixar muita gente com a mente e o corpo ocupados”, destacou. 

Para quem mora em outras localidades da cidade, como a secretária Marli Cardoso, que mora no Inácio Barbosa, mas trabalha no Bugio, a obra é vista como um desenvolvimento para toda a cidade. “Acredito que, quando se investe em um bairro, toda a cidade ganha, porque é a cidade se desenvolvendo. O Centro vai ser importante porque vai levar acesso ao esporte para as pessoas e isso é fundamental para a qualidade de vida”, ressaltou.

Vindo de Minas Gerais, Edson Valetim está no bairro há duas semanas e se surpreendeu quando soube o que será a obra. “É uma obra bem grande. Fiquei curioso quando vi e, quando me disseram o que vai ser, achei muito legal. Para mim, que acabei de chegar, é uma ótima recepção. Acredito que vai ser muito bom para o bairro como um todo. Vim de uma comunidade que era considerada favela e nem de longe a gente imaginava ter uma obra dessa por lá. Então, ver isso no Bugio é, sim, algo de valor”, considerou.