Prefeitura encerra ações em comemoração ao Dia Mundial da Saúde na UBS José Machado

Saúde
13/04/2019 14h33

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), encerrou neste sábado, 13, as comemorações em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no último domingo, 7, com diversas atividades educativas na UBS José Machado, no bairro Santos Dumont. Durante toda a semana foram desenvolvidas várias ações nas unidades, voltadas à prevenção e promoção à saúde.

Segundo a secretária da Saúde, Waneska Barboza, a intersetorialidade marcou a realização deste evento, com a união de vários programas da SMS, representando o conceito amplo de saúde, que está além do tratamento convencional.

“Nós temos como meta estratégica da SMS aumentar os indicadores de saúde. Planejamos e durante toda a semana potencializarmos os serviços, beneficiando ainda mais a população e evidenciando o cuidado que já ofertamos diariamente nas UBS e nos demais serviços da rede. A mensagem maior que queremos deixar para a população é que essa prevenção tem que ser feita durante todo o ano. Por isso é tão importante se manter alerta, tanto os usuários como os próprios servidores, afinal, este é o nosso papel”, destacou a secretária.

A coordenadora dos Programas de Atenção à Saúde da Rede de Programas de Vigilância e Atenção à Saúde (Repvas), Cristiani Ludmila Borges, falou da importância da imunização e destacou as ações do encerramento como um momento de celebração à vida, principalmente por explorar temas importantes para a saúde pública, a exemplo da vacinação, que evita o retorno de doenças consideradas erradicadas no mundo.

“Estamos fazendo também exames de lâmina, mama e coleta de preventivo do câncer de útero; atendimento odontológico e ações educativas sobre cuidados no combate ao câncer, com o Programa Saúde Bucal; Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, com o Programa IST/Aids e Hepatites Virais; aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar, realizados pelo Programa Saúde do Adulto e do Idoso, além de atividades físicas e orientação alimentar com Programa Academia da Cidade. Mas é importante deixa bem claro que todas estas atividades não se resumem somente a este mês e podem ser realizadas pelos usuários do SUS durante todo o ano”, esclareceu.

Iniciativa aprovada

A dona de casa Viviane Barboza, disse que ficou feliz ao saber que o evento seria realizado. “Ouvi no carro de som que teria esta ação aqui na UBS e foi maravilhoso ter encontrando vários serviços em um só lugar. Hoje trouxe minha filha para vacinar e ainda fui ao dentista”, elogiou.

Foi com a preocupação de se cuidar que a aposentada Valda Oliveira chegou logo cedo à unidade. “Quis vir logo para poder participar de todos os serviços aproveitei bem o dia. Fiz ginástica, me movimentei, vi como estava a pressão. O sábado foi ótimo para me cuidar, e eu confio muito na saúde de Aracaju”, parabenizou.

A usuária da UBS Luciene Maria dos Santos também elogiou a ação e disse que a estrutura do evento foi bem elaborada para beneficiar diversos públicos. “Infelizmente algumas pessoas não têm costume de procurar as unidades e uma ação desse tipo permite que a gente se cuide, mesmo sem ter algum problema aparente”, afirmou.

Fiscalização

Após o término do evento, a secretária Waneska Barboza aproveitou para fiscalizar todos os consultórios e salas que compõem a estrutura da unidade José Machado, e para conversar com o gerente Fábio Santos Melo sobre o funcionamento e principais demandas da UBS evidenciadas no decorrer do trabalho diário.

“Sempre que possível tenho buscado oportunidades de inspecionar de perto as unidades básicas, pois elas são a porta de entrada da maioria dos serviços ofertados hoje no SUS. Se elas não funcionarem de maneira satisfatória, todo resto da rede acaba sendo prejudicado. Por isso esse olhar mais aproximado é necessário, para cobrar mais resultados dos nossos gestores e para, inclusive, nos ajudar a alinhar pontos que só conseguimos evidenciar in loco”, revelou a secretária.