Prefeitura implanta novo modelo de gestão na UBS Roberto Paixão

Agência Aracaju de Notícias
15/04/2019 16h30

A Prefeitura de Aracaju está implantando sua primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) com um novo modelo de gestão. Para manutenção e funcionamento da unidade recém inaugurada no bairro 17 de Março, foi firmada uma parceria com a Universidade Tiradentes (Unit), que será cogestora da UBS Roberto Paixão. Esse é um modelo que funciona com gestão compartilhada e prevê responsabilidades mútuas.

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), irá fornecer insumos, material médico-hospitalar e medicamentos, exercer a efetiva gerência técnica e administrativa da UBS, contratar e custear recursos humanos para a manutenção do funcionamento de quatro equipes de Saúde da Família e duas equipes de Saúde Bucal, instalar o videomonitoramento, além de monitorar, avaliar e fiscalizar a execução do acordo.

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, se sente satisfeita com o resultado com a concretização desse projeto.  "É uma unidade com equipamentos novos, moderna e com um modelo de atendimento à população completamente renovado. Esperamos que seja o primeiro de muitos modelos de gestão, para que a gente consiga fazer com que a população realmente tenha o acesso a saúde de forma adequada e que atenda suas necessidades", pontua.

Já à Universidade Tiradentes cabe adquirir os materiais e  garantir a adequação estrutural da unidade, manutenção corretiva, preventiva, reposição de equipamentos caso eles quebrem e uma cogestão. Em contrapartida, os alunos da instituição poderão usufruir do espaço para prática dos conhecimentos de forma supervisionada. "A Prefeitura fez toda a estrutura física e nós colocamos todos os equipamentos necessários para o funcionamento. Iremos também fazer toda a manutenção desses equipamentos e participaremos da gestão. Teremos um gestor nosso e um gestor da Prefeitura para melhor administrar a unidade", explica o diretor da área de saúde da Unit, Hesmoney Ramos.

De acordo com Hesmoney, essa é uma parceria muito importante e que trará muitos benefícios, tanto para a comunidade quanto para os alunos da Unit. "É uma parceria muito importante. Nós estaremos junto com a administração municipal, ajudando a gerir, ajudando na manutenção e trazendo nossos alunos. É muito importante essa parceria porque os nossos alunos estarão com os nossos docentes em treinamento, e, assim que terminarem esse treinamento, estarão prontos para trabalhar nessas unidades de saúde", afirma o diretor.

Para o prefeito Edvaldo Nogueira, a gestão compartilhada é uma proposta inovadora, que, se positiva, dará início a outras unidades com a mesma proposta de funcionamento.  "Esse é um modelo diferente que visa manter uma estrutura sempre adequada  à população, fazendo com que não haja interrupções de atendimento devido a dificuldades administrativas. Por ser um projeto piloto, a ideia é que, com o sucesso do projeto, esse modelo seja ampliado para as demais unidades do município.  É a cidade inteligente que a gente fala diariamente", comemora Edvaldo.

UBS Roberto Paixão

O projeto da UBS do bairro 17 de Março já existia, mas ficou paralisado por quatro anos, sendo executado com o retorno de Edvaldo ao comando da Prefeitura. A Unidade Dr. Roberto Paixão, que recebeu esse nome em homenagem ao médico pioneiro na Cardiologia Hemodinâmica em Sergipe, possui sala de acolhimento; nove consultórios; sala de odontologia, com duas cadeiras; salas de observação, vacina, curativos e nebulização; farmácia; sala de reunião; administração; recepção; espera; e sanitários masculinos e femininos, dotados de acessibilidade.