Edvaldo e Belivaldo reúnem gestores de Aracaju e do Estado para discutir melhorias para a Saúde

Agência Aracaju de Notícias
15/04/2019 20h43

O prefeito Edvaldo Nogueira e o governador Belivaldo Chagas reuniram os gestores da Saúde de Aracaju e do Estado, na tarde desta segunda-feira, 15, para uma reunião de alinhamento de ações, cujo intuito é oferecer ao cidadão um serviço público de saúde de mais qualidade. “A ideia é que possamos dar as mãos para melhorar a saúde como um todo”, disse Edvaldo.

No encontro, que ocorreu no Palácio dos Despachos e durou mais de três horas, foi apresentado pelo prefeito e pela secretária da Saúde da capital, Waneska Barbosa, um estudo detalhado sobre o setor, incluindo questões como financiamento e atendimento. Ficou estabelecida a criação de um grupo de trabalho, que apresentará, em 30 dias, um conjunto de medidas para atuação conjunta entre Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju no enfrentamento aos problemas da Saúde.

“Foi uma reunião muito positiva. Vínhamos discutindo a temática e essa reunião é um passo a mais no que já estávamos fazendo. Tivemos duas reuniões anteriores e com essa agora estamos caminhando para dar um passo maior, com a criação de um grupo de trabalho, para poder enfrentar as questões relativas à saúde no município de Aracaju e em Sergipe”, afirmou o prefeito.

“Compartilhamento de responsabilidades”

De acordo com Edvaldo, “não só os aracajuanos, mas também os sergipanos, podem esperar por resultados satisfatórios” a partir desta definição de trabalho conjunto. “Nos unimos porque o Estado é o maior ente do sistema de saúde e a Prefeitura é o segundo. Vamos juntos buscar respostas para os problemas hoje existentes. Não só respostas, mas também soluções. E uma delas está, basicamente, no compartilhamento de ajuda, de responsabilidades”, explicou.

O prefeito também ponderou que “é um trabalho continuado”. “Hoje mesmo pudemos analisar relatórios, dados, diagnósticos mais complexos, e a cada reunião vamos nos debruçando em cima de informações melhores. O trabalho agora será para elaborar um diagnóstico único de Estado e Município. A ideia é que demos as mãos para melhorar a saúde como um todo”, destacou.

O governador reiterou que o propósito é “realizar melhorias em conjunto, com o objetivo de atender melhor a população que necessita do Sistema Único de Saúde”. “Estivemos reunidos com o prefeito de Aracaju e as equipes de saúde estadual e municipal para, primeiramente, analisarmos informações e, a partir daí, criarmos um grupo de trabalho que em 30 dias irá apresentar um diagnóstico para que possamos realizar melhorias, tanto na rede de saúde do Estado como do Município”, complementou.

Financiamento

Na reunião, a secretária Waneska Barboza mostrou que a Prefeitura de Aracaju tem financiado o atendimento de pacientes de outras cidades, o que gera dificuldades para a capital. “Mostramos que Aracaju vem financiando uma parte do uso dos municípios aqui na nossa capital. Apresentamos também como está funcionando a nossa rede de urgência para demonstrar, que do ponto de vista do município, estamos fazendo todo o possível para que possamos atender o que é de responsabilidade de Aracaju”, pontuou.

O secretário municipal da Fazenda, Jefferson Passos, o secretário estadual da Saúde, Valberto Oliveira, além dos diretores das secretarias da Saúde participaram da reunião.