Prefeitura trabalha pela redução de transtornos durante as chuvas

Defesa Social e Cidadania
16/04/2019 12h02

Esta terça-feira, 16, teve início com chuva na capital sergipana. O acumulado, nas últimas 12 horas, chegou a 47,6mm, sendo que no intervalo de uma hora, entre as 8h e 9h, houve o maior índice de precipitação, com um acumulado de 30,6mm. A chuva ocorreu de forma concentrada, no entanto, os canais suportaram positivamente o volume de água, não havendo transbordamentos. Os pontos de alagamento identificados na cidade ocorreram em locais geograficamente baixos, e foram monitorados pelas equipes da Prefeitura de Aracaju.

De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, diversos órgãos da Prefeitura estiveram mobilizados para atuar diante da redução dos transtornos provocados pela chuva concentrada. "Desde a madrugada, as equipes da Prefeitura, atuam para monitorar os impactos da precipitação, por meio da Defesa Civil. A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) atua com a limpeza de bueiros, para melhorar o escoamento das águas pluviais. Também a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realizou fiscalização dos canais, assim como a SMTT concedeu atenção ao trânsito, realizando desvios no em algumas localidades", indicou.

Ainda segundo o gestor, as ações preventivas para limpeza dos canais resultaram na ausência dos transbordamentos. "Os canais estão limpos, o que auxilia no escoamento das águas pluviais. Os vários pontos de alagamento na cidade, ocorreram justamente devido à intensidade da chuva, em um espaço curto de tempo. Notadamente, na Euclides Figueiredo, Francisco de Assis, e regiões no Centro da cidade, Praça da Imprensa e os locais que geralmente são baixos, tiveram o impacto das chuvas monitorado pela Defesa Civil", reforçou o secretário.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, informa que as equipes percorrem todas as regiões da capital. "Detectamos apenas alagamentos, mas o monitoramento é permanente e continuaremos em atenção as demandas provenientes das chuvas", esclareceu.

199

Até o final da manhã desta terça-feira, 16, apenas uma ocorrência foi registrada pelo número emergencial da Defesa civil de Aracaju, o 199. No entanto, a situação que foi prontamente atendida, não tem relação com o impacto das chuvas, mas sim patologia de edificação, com identificação de rachadura avaliada pela equipe técnica e encaminhamentos necessários.

O canal de comunicação funciona 24h por dia, de maneira que a população que detectar situações de anormalidade, pode solicitar a presença da Defesa Civil de Aracaju. O serviço pode ser acionado diante de rachaduras, risco de desabamento, inclinação de árvores e postes ou risco de deslizamento de terra.