Emef Rachel Cortes Rollemberg desenvolve projeto para estimular o hábito da leitura entre os alunos

Educação
16/04/2019 16h15

A escola exerce papel fundamental na formação dos cidadãos e a leitura é um dos métodos mais eficazes de converter as crianças de hoje em adultos conscientes do futuro. Acreditando nisso, a equipe diretiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rachel Cortes Rollemberg, no bairro José Conrado de Araújo, iniciou nesta terça-feira, 16, o Projeto Literário, com o objetivo de desenvolver nos alunos o hábito da leitura nos mais diversos gêneros.

As atividades durarão todo o ano letivo e, durante este período, estudantes e professores estarão envolvidos em produções literárias, visitas a bibliotecas, teatro e outras atividades. “É um projeto literário infantojuvenil, para aprimorar a capacidade imaginativa dos nossos alunos, porque ao ouvir ou ler histórias próprias pra sua faixa etária, pretendemos incentivar ainda mais o sucesso da leitura entre as nossas crianças”, explica a coordenadora pedagógica da Emef, Joseane Bonfim.

Atualmente, a escola conta com 365 estudantes, entre 6 e 12 anos. Durante a execução do projeto, as turmas serão divididas em gêneros literários: o 1° ano trabalhará os contos de fadas, já o 2° ano  ficou com as histórias em quadrinho. Os professores do 3° ano trabalharão com os alunos as fábulas e os do 4° ano, lendas. Finalizando, o 5° ano se dedicará a canções, poemas e poesias. Todo o trabalho realizado pelas turmas será exposto na culminância do projeto, prevista para janeiro.

Durante a abertura, a direção organizou no pátio da Emef diversos 'cantinhos literários', com contação de histórias, exposição de vídeos com biografia e obra do escritor Monteiro Lobato, varal poético e o armário da leitura, um espaço fixo na escola e já conhecido das crianças. “Queremos que eles desenvolvam esse encantamento pela leitura, o hábito de ler, que consigam criar suas próprias produções e se tornem cidadãos mais críticos, que saibam opinar e se posicionar diante das situações da nossa sociedade”, acrescenta Joseane, que se fantasiou de boneca Emília na aula inaugural do projeto.

Segundo o diretor da Emef, professor George Barreto, a escola incentiva, diariamente, os estudantes a manterem o hábito da leitura. “Temos vários tipos de livros aqui na unidade e fazemos questão de mostrar para eles o quão importante a leitura é para a nossa vida. Ler nos possibilita viajar sem sair do lugar, então aconselhamos que, sempre que eles puderem, abram um livro, leiam, observem os detalhes, pois cada livro tem a sua importância, a sua riqueza”, afirmou.

A estudante Samara Rayane Nascimento, de 10 anos, já entende a diferença que a leitura pode fazer em sua vida e mantém o hábito desde cedo. “Em casa, após fazer as tarefas da escola, pelo menos duas ou três vezes na semana eu leio e também incentivo a minha irmã menor a fazer o mesmo. É muito importante porque se você não ler, não pode fazer muita coisa porque tudo que se aprende é através da leitura”.