Ações preventivas da Prefeitura minimizam transtornos no período de chuvas

Serviços Urbanos
16/04/2019 15h35


Choveu durante a manhã desta terça-feira,16, na capital. No entanto, mesmo com o volume acumulado de chuva tendo ultrapassado 40mm, segundo a Defesa Civil do município, os canais da cidade suportaram positivamente o volume de águas, como consequência das ações planejadas previamente pela Prefeitura de Aracaju, através da  Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que mantém as suas equipes empenhadas na limpeza e monitoramento dos canais. 

Durante a manhã, os técnicos da Diretoria de Operações (Dirop) visitaram os canais  considerados mais críticos por conta da proximidade da maré, como o da avenida Anísio Azevedo e do Jardim Bahia, na Soledade, onde constataram que os mesmos apresentaram um bom escoamento das águas pluviais. Os canais das avenidas Gonçalo Prado Rolemberg e Gentil Tavares mantiveram níveis controlados e sem maiores intercorrências. 

O canal da avenida Airton Teles, no Bairro Industrial, também se comportou de maneira satisfatória com relação à vazão das águas. Para o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes, o trabalho de desobstrução realizado desde o início deste ano em outros canais da região contribuíram positivamente para minorar os transtornos à população na localidade que possui registros históricos de alagamentos.

“Intensificamos a limpeza nos canais das avenidas Filadelfo Dórea, General Calazans e da rua Thales Ferraz, por serem interligados e influenciarem diretamente na Airton Teles. Estamos atuando para reduzir o assoreamento e facilitar o escoamento das águas que apresentam um volume maior no período das chuvas”, enfatizou Bruno.

As equipes da Dirop estiveram com as atenções voltadas também para outras localidades. Nas avenidas Alan Alan Kardec, no bairro Cirurgia, e Salatiel, no Capucho, os agentes recolheram de forma manual o material descartado irregularmente pela população dentro dos canais.