Prefeitura implantará projeto de horta agroecológica em escola da rede pública de ensino

Assistência Social e Cidadania
16/04/2019 16h30

O trabalho intersetorial tem rendidos bons frutos na gestão municipal, uma prova disso é a parceria firmada entre as secretarias municipais da Assistência Social e da Educação (Semed), que acarretou na implantação de uma horta agroecológica na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jornalista Orlando Dantas, no bairro Veneza, na capital sergipana.

A horta faz parte do processo de ampliação do projeto ‘Cultivando Cidadania’, idealizado pela Assistência Social, que visa inserir pessoas em situação de vulnerabilidade social em uma iniciativa de inclusão produtiva que, além de estimular o consumo de alimentos sem agrotóxicos, ainda tem como proposta promover a geração de renda, através da venda dos produtos que saem das hortas.

No caso da escola, a ideia é que os insumos sejam consumidos pelos estudantes na merenda escolar e também pelos pais e responsáveis que estarão envolvidos durante todas as etapas da execução da horta. A perspectiva é que, inicialmente, a horta tenha pouco mais de 400m². Segundo a diretora da Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN) da Assistência Social de Aracaju, Rosane Cunha, a implantação da horta na Emef Jornalista Orlando Dantas se trata de um projeto piloto e que deve ser implantado em outras instituições, brevemente. “Esperamos que seja uma parceria muito linda. Para nós, é muito importante, pois, além do trabalho com as famílias, estaremos aliando a proposta do Cultivando Cidadania com a parte pedagógica junto aos estudantes, abordando a temática da saúde, segurança alimentar e meio ambiente. Essa será a primeira escola a receber o projeto, mas, em breve, outras também o receberão”, afirmou.

No último sábado, 13, os técnicos envolvidos na ação preparam um momento para apresentar o projeto na escola. “O primeiro momento foi para mostrar como o Cultivando Cidadania acontece. Contamos com a presença de muitos pais e responsáveis pelos alunos que, inclusive, demonstraram muito interesse. A ocasião serviu para que pudéssemos aguçar ainda mais a curiosidade de deles. A manhã foi justamente para falar como tudo acontece e pontuar os inúmeros benefícios do consumo de alimentos vindos de uma horta agroecológica”, explica a nutricionista que acompanha do projeto, Leila Gomes.

Segundo Leila Gomes, além de promover uma melhor qualidade de vida por meio do consumo dos produtos, a ação tem como objetivo conscientizar os usuários e incentivá-los sobre a importância da prática da agricultura familiar. “Estamos falando de uma horta que será composta por diversos alimentos sem aditivos químicos, totalmente naturais, regados pelos próprios usuários da comunidade, que vão aprender, ver as frutas e hortaliças crescerem, colher e consumir. Todo esse processo fortalece vínculos e estimula os participantes fazendo com que eles se envolvam ainda mais nesse processo e, consequentemente, em uma vida mais saudável. Vamos, por meio do projeto, incluir pessoas e, aos poucos, fazer com que tenham hábitos alimentares mais saudáveis”, reforçou a nutricionista.

Além dos estudantes da Emef, os pais e responsáveis também terão a oportunidade de participar da horta, já que será aberta à comunidade. A dona do lar Rosa Clélia Farias é uma das mães que já sinalizaram que farão parte da equipe do projeto. Para ela, que, acabou de ingressar em uma vida mais saudável, a chegada do Cultivando Cidadania no bairro representa um grande estímulo. “Estamos muito empolgados com a chegada do projeto. É maravilhoso para o bairro, para as pessoas que residem aqui. Teremos a oportunidade de vivenciar uma experiência muito bacana que, além de funcionar como uma terapia, ainda vai fazer com que os pais se aproximem da instituição e tenham uma vida mais saudável”.

Trabalho em conjunto

A coordenadora de Políticas Educacionais da Semed, Maíra Ielena Nascimento, enxerga a parceria firmada entre as secretarias como algo que pode ampliar e fortalecer os métodos de ensino, principalmente os que são relacionados ao meio ambiente e à alimentação saudável. “A intersetorialidade é um principio da gestão. Temos que agir tendo em mente que as necessidades humanas não têm apenas uma dimensão e, sim, várias. Trazer o projeto para essa escola é algo que já vínhamos nutrindo há um bom tempo. Com a parceria com a Assistência, agora, vai acontecer. Percebemos que os pais estão se integrando e acreditam no Cultivando. A escola, sem dúvida, é um espaço educador pleno para além das puras e simples disciplinas escolas, e esse trabalho vem para somar no processo de aprendizagem”, disse.