Prefeitura de Aracaju realiza ação educativa no Largo da Aparecida

Defesa Civil
16/04/2019 20h16

Durante o período chuvoso, algumas localidades da capital sergipana devem manter a atenção para a prevenção de riscos. Dessa forma, na tarde desta terça-feira, 16, a Prefeitura de Aracaju reuniu a comunidade do Largo da Aparecida, no bairro Jabotiana, para estimular o protagonismo dos moradores  na adoção de medidas que podem reduzir riscos e minimizar transtornos durante as chuvas. A iniciativa, desenvolvida no Cras Madre Tereza de Calcutá, contou com a participação da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil, e dos membros do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec). 
 
Além da participação da Defesa Civil, que distribuiu material educativo e falou sobre ações preventivas, o encontro também contou com a participação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema), da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da equipe da Unidade Básica de Saúde do bairro, que contribuíram para a conscientização dos moradores. 
 
O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, destaca o cumprimento das diretrizes da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, de maneira a garantir o alinhamento entre os órgãos para o desenvolvimento de ações integradas. “ Essas são ações que contribuem para uma melhor prestação de serviços à comunidade, mas também proporcionam o entrosamento dos membros das diversas secretarias. Essas iniciativas traduzem características da gestão, que fortalecem o compromisso com a qualidade de vida dos cidadão através de ações conjuntas, gerando resultados mais assertivos e com impacto positivo para as comunidades”, enfatizou. 
 
De acordo com o coordenador técnico da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, a finalidade da palestra desenvolvida durante a programação foi apresentar à comunidade os riscos aos quais a região está exposta e quais são as principais medidas mitigadores para esses riscos. “Foram compartilhadas orientações sobre o descartar do lixo, que deve ser realizado adequadamente e conforme o regular recolhimento realizado na região. Além disso, diante de uma situação de alagamento, é importante desligar o disjuntor de energia do imóvel, para evitar riscos e protejer documentos em sacolas impermeáveis, dentre outras orientações ”, pontua.
 
A coordenadora do Cras Madre Tereza de Calcutá, Karine de Oliveira Santos, explica que a iniciativa busca também despertar o trabalho em equipe na comunidade. “O objetivo da ação foi trabalhar o fortalecimento de vínculos comunitários e a prevenção para essa época da chuva. Então pretendemos trabalhar com a comunidade, para que ela saiba agir de forma coletiva nesses momentos”, afirma Karine.
 
A coordenadora chama atenção para a escolha do tema do evento. “Trouxemos o tema ‘Juventude e meio ambiente’ pois queríamos que as crianças fossem protagonistas. Assim, eles fizeram a mobilização e também estão apresentando trabalhos, desempenhando o papel de conscientizar a comunidade”, reforça.
Para a aposentada Maria Iramilde Santos, o encontro é fundamental para o bom convívio na comunidade. Moradora da região há 29 anos, ela se queixa do descarte inadequado de lixo, realizado pelos vizinhos. “Essa palestra foi boa, porque é necessário que a comunidade esteja unida para adotar providências necessárias ao bem estar de todos”, considerou.