Prefeitura atende moradores na Cidade Nova após rompimento de cano provocar deslizamento

Defesa Social e Cidadania
17/04/2019 11h43

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), foi acionada, através do número emergencial 199, para atendimento a ocorrência relacionada a deslizamento de terra, no bairro Cidade Nova. O fato aconteceu devido a um encanamento que havia estourado no último final de semana. Assim que tomou conhecimento do deslizamento, a equipe da Defesa Civil, que já se encontrava em atividade de monitoramento na zona Norte, se dirigiu até o local para adotar as medidas necessárias à segurança dos moradores da travessa São João, local afetado pela movimentação de massa. Não houve vítimas na ocasião.

De acordo com a moradora do local afetado, Albelice Santos, a comunidade já havia detectado o vazamento que provocou o encharcamento do solo e o consequente deslizamento. "Alguns moradores escavaram e encontraram o cano estourado. Hoje, depois de ouvir um estalo, em menos de uma hora, o deslizamento aconteceu", indicou a moradora.

O Comitê de Gerenciamento de Crise foi acionado, promovendo a atuação integrada da Defesa Civil, Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas). As equipes realizam a retirada do acúmulo de terra e executam obra para minimizar riscos. A comunidade está sob acompanhamento da Prefeitura de Aracaju, que concede total atenção.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, esclarece os procedimentos adotados. "A princípio, pudemos constatar que não se trata de efeitos provocados pelas chuvas, mas por um cano estourado, que vinha resultando em vazamento desde o último final de semana. Nesse momento, atuamos com uma rápida resposta, no sentido de promover segurança aos moradores da localidade. Trabalhos de contenção, limpeza e orientação vêm sendo executados com agilidade para evitar novos danos", declarou.

A Defesa Civil acionou a Deso para adotar medidas necessárias à contenção do vazamento. De maneira preventiva, a área será coberta por lonas, para proteger o local da água das chuvas que venham a ocorrer. "Independentemente de não ter sido gerada em função das chuvas, mantemos as atenções para auxiliar na prevenção de novos deslizamentos. Tão logo os entulhos sejam recolhidos adotaremos as medidas para evitar a infiltração das água das chuvas", reforçou o secretário.

O bairro é classificado como área de risco pela Defesa Civil de Aracaju, e recebe o monitoramento permanente, além de ações preventivas para o período chuvoso, com orientação à comunidade. O bairro conta ainda com a atuação do Núcleo Comunitário de Defesa (Nudec), que age de maneira a multiplicar informações pertinentes à prevenção de riscos, dentre outras contribuições.