Prefeitura garante limpeza e organização dos mercados municipais

Serviços Urbanos
22/04/2019 17h49

Um ambiente adequadamente higienizado transmite seriedade e cuidado com as pessoas que o frequentam. É com este pensamento que a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), mantém suas equipes empenhadas nos serviços de limpeza e organização dos mercados centrais e setoriais da capital.

No mercado Maria Virgínia Franco, um dos principais centros de abastecimento da cidade, 33 agentes realizam, diariamente, a varrição dos corredores e lavagem dos setores de hortifruti, pescados e carnes. Já a cada 30 dias, cerca de 50 profissionais realizam uma higienização mais intensa em todos os setores com os serviços de dedetização, desratização, retirada de resíduos e desobstrução da rede interna de esgoto.

Roteiro obrigatório dos turistas que visitam a cidade e vão em busca de produtos regionais e artesanato, os mercados municipais Thales Ferraz e Antônio Franco contam com 12 agentes ao total para manter a limpeza das áreas internas e higiene dos banheiros. Além disso, todos os domingos, após o horário habitual de fechamento, ao meio dia, os locais são lavados.

A segunda-feira também é dia de deixar a casa em ordem no mercado Vereador Milton Santos, no conjunto Augusto Franco. Por isso, para otimizar os serviços de limpeza diários, neste dia, o local é fechado para o público e 24 agentes, se revezam para tornar o ambiente mais agradável. 

As mesmas práticas de asseio e conservação também são aplicadas nos demais centros de compras administrados pela Emsurb. Os mercados Carlos Firpo, Viana de Assis, Alcino Barros, Roberto Silveira e Miguel Arraes são lavados todas as segundas-feiras com o auxílio de carros-pipa.

Segundo o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento, Bira Rabelo, as ações de limpeza serão mantidas pela empresa municipal como forma de assegurar a qualidade dos produtos comercializados e o bem-estar dos permissionários e da população. “Essas ações já foram incorporadas à rotina dos comerciantes. Eles entendem que a iniciativa traz melhoria para o seu local de trabalho”, enfatizou.