População pode colaborar com Prefeitura no combate a alagamentos

Obras e Urbanização
23/04/2019 14h32

A cooperação dos aracajuanos para manter a rede de drenagem apta a receber os volumes de águas é imprescindível e tão importante quanto as ações preventivas desenvolvidas pela Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Quando cada pessoa descarta o lixo doméstico e entulhos nos locais indicados e nas caixas coletoras disponibilizadas pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a possibilidade de alagamento diminui.

Os dois órgãos municipais possuem uma agenda diária de atendimento às demandas apresentadas pela população e que tem sido fundamental para atenuar os efeitos das chuvas contínuas de inverno ou as trovoadas que costumam cair nesta época do ano. "As estatísticas da Emsurb confirmam que, dos mais de dois mil pontos irregulares de descarte de lixo, hoje, pouco menos de 200 existem e a diminuição se deve à parceria entre a gestão municipal e os cidadão. E para que o trabalho surta o efeito desejado é necessário o engajamento das pessoas", ressalta o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.

De acordo com o gestor, o número de alagamentos nos últimos dois anos vem diminuindo. "Isso é graças às ações preventivas, que chegam a 600 ruas por mês, aos investimentos e aos serviços desenvolvidos por outros órgãos. Mas, a população precisa ajudar e não jogar lixo na rua", pontua o secretário.

Como a instabilidade climática permanece nos últimos dias, os profissionais da empresa pública intensificaram o trabalho anti-alagamento e atuam nos bairros 13 de Julho, 17 de Março, 18 do Forte, Aeroporto, Bairro Industrial, Farolândia, Jabotiana, Luzia, , Ponto Novo, Santo Antônio, Santos Dumont, Salgado Filho e Suissa.

Equipes da empresa que circulam nas regiões e monitoram a microdrenagem. Durante este trabalho, são detectados pontos de obstrução com objetos descartados na rua e que acabam indo para a parte interna da drenagem, um dos fatores que geram alagamentos e inundações.

Solicitação

Para registrar alguma solicitação, o cidadão pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).