Esgap: Servidores aprendem sobre inovação como instrumento de gestão pública

Planejamento e Orçamento
23/04/2019 14h57

Apresentar expertises do setor privado para inovar no ambiente público. Este foi o foco do encontro que reuniu servidores de diversas pastas da Prefeitura de Aracaju, nesta terça-feira, 23, na Escola de Governo e Administração Pública (Esgap). Quem palestrou sobre o tema "A Inovação como Instrumento de Gestão Pública" foi o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Sergipe, Paulo do Eirado Dias Filho.

Durante sua fala, Paulo do Eirado apresentou o conceito de inovação e seus objetivos, além dos possíveis impactos oriundos da implantação de percepções inovadoras. Ele também citou exemplos de inovações em áreas como saúde e educação, e destacou possíveis mudanças que podem melhorar ainda mais a prestação de serviços da gestão pública. "A nossa proposta foi a troca de ideias. Ou seja, enquanto apresentamos as nossas experiências, também discutimos e entendemos um pouco do processo de cada órgão representado", disse.

Para o coordenador-geral da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado, a palestra foi importante no sentido de que o avanço não é dado apenas pela inovação tecnológica, mas pelo conhecimento. "Levo desse encontro, para a Defesa Civil, o melhor aprendizado para melhorar a vidas pessoas. Em algumas situações a gente já se identifica com esse processo. Um grande exemplo é a implantação do número de emergência 199, que tem facilitado o acesso do cidadão ao órgão. Desta forma, podemos dizer que saímos da palestra com outro pensamento, de sempre estar inovando e fazendo algo diferente focando no resultado final do produto", destacou.

As servidoras da Secretaria Municipal de Governo (Segov), Sandra Moraes e Alanny Leite, disseram que a palestra permite o servidor a ter um outro olhar sobre criatividade e ideias. "Esse encontro me deixou empolgada para o concurso de inovações que a Prefeitura está realizando, ao ponto de me encorajar a participar com algum projeto de melhoria para o Executivo", disse Sandra. Por sua vez, Alanny destacou o evento como empolgante e inspirador, além de suma importância para o desenvolvimento do seu trabalho diário.