Gestores apresentam dados coletados durante inspeções em unidades da Saúde de Aracaju

Saúde
23/04/2019 18h59

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reuniu seus profissionais, nesta terça-feira, 23, no auditório da SMS para debater tudo que foi encontrado pelos gestores durante as visitas de inspeção, realizadas durante a semana passada, nas 10 maiores Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O objetivo das vistorias foi identificar as fragilidades nos serviços ofertados à população para que, a partir daí, as ações para solucioná-las sejam promovidas de maneira mais efetiva.

De acordo com a secretária da Saúde, Waneska Barboza, houve um envolvimento de toda a equipe da gestão. “Nós conversamos e pedimos aos nossos gestores que se organizassem em equipes e visitassem as UBS para ver e ouvir usuários e profissionais. Nosso compromisso também é melhorar o ambiente de trabalho, sendo mais um apoio com o olhar de gestão nas soluções dos problemas das Unidades e sempre na luta por mais qualidade de vida aos aracajuanos, que é nossa maior missão”, reforçou.

Waneska explica que durante uma reunião antes da ocorrência das visitas, os gestores foram orientados a identificar sistematicamente os principais problemas que estão impactando no atendimento ao usuário, abordando inclusive exemplos práticos durante a apresentação dos resultados. “Neste primeiro momento escolhemos 10 UBS para que fizéssemos um trabalho piloto, e o resultado foi à apresentação de hoje, onde ouvimos e debatemos os principais problemas e possíveis soluções com o olhar da gestão. Queremos fazer com que os atendimentos nas unidades básicas, que são a porta de entrada para todos os serviços do Sistema Único de Saúde [SUS], sejam mais acolhedores, sem deixar, obviamente, a funcionalidade e eficiência em segundo plano, uma vez que a essência do nosso ofício é o encaminhamento e a resolução dos problemas dos usuários”, explicou.

A coordenadora do Serviço Social, Sindaya Belfort, que participou das visitas as Unidades, disse que não apenas os servidores, mas os usuários também puderam opinar sobre a qualidade dos serviços. “Permanecemos três dias nas UBS, acompanhando todo o processo de trabalho e o fluxo de atendimento. Durante as visitas conversamos com os usuários e trabalhadores, e a partir das observações adquiridas, pensamos em soluções e formas de fazer e facilitar algumas necessidades que ainda não estavam sendo atendidas. Foi tudo realizado de maneira participativa e conseguimos evidenciar situações que só eram possíveis de serem identificadas em campo”, afirmou.

O coordenador da Rede Administrativa da SMS, Adriano Nogueira, reforça as diversas medidas da SMS que já vinham sendo adotadas desde o início da gestão para a melhoria dos serviços. Entre as ações que fazem parte dessas implementações está a entrega de equipamentos mobiliários e materiais permanentes às UBS. “Além disso, estamos seguindo um cronograma de revitalização das UBS. Já foram instalados 539 aparelhos de ar-condicionado e vamos instalar ainda mais 400 até o final deste ano. Já foi feita a ordem de fornecimento para aquisição de cadeiras e longarinas e estamos também na fase final de licitação de mobiliário para toda rede de saúde”, acrescentou.

As UBS inspecionadas foram: Edézio Vieira de Melo, no bairro Siqueira Campos; Carlos Fernandes, no bairro Lamarão; Dona Sinhazinha, no bairro Grageru; Francisco Fonseca, no bairro 18 do Forte; Hugo Gurgel, no bairro Coroa do Meio; Humberto Mourão, no bairro São Conrado; José Machado de Souza, no bairro Santos Dumont; Manoel de Souza Pereira, no bairro Sol Nascente; Joaldo Barboza, no Bairro América e Cândida Alves, no bairro Santo Antônio.