Saúde promove ação de prevenção e combate à hipertensão arterial na UBS Dona Jovem

Saúde
23/04/2019 19h47

Para lembrar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado na próxima sexta-feira, 26, a Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju, através do Núcleo Ampliado de Saúde da Família da 5ª Região (Nasf 5), promoveu, nesta terça-feira, 23, uma atividade lúdica na sala de espera da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dona Jovem, no bairro Industrial.

De acordo com a nutricionista do Nasf 5, Telma Sales, com o objetivo de promover educação em saúde para a comunidade usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) foram ofertadas à população orientações sobre alimentação, aferição de pressão arterial e avaliação antropométrica, quando é verificado o peso, a altura e o Índice de Massa Corpórea (IMC), além de dinâmicas como Mitos e Verdades sobre a hipertensão arterial. “Nós nos unimos à professora de Saúde Comunitária, Fernanda Dantas, e aos estudantes do 7º período de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit) que fazem estágio na unidade, e promovemos a ação de orientação de uma alimentação saudável. Ensinamos receitas de substituição do sal de cozinha por ervas frescas para reduzir o consumo de sal, e falamos do malefício de uma dieta rica em açúcar, com o consumo de refrigerantes, por exemplo. Para se ter uma ideia, o consumo de uma lata por dia significa a ingestão de mais de 1kg de açúcar por mês, o que é bastante prejudicial à saúde de qualquer pessoa, principalmente de um hipertenso”, detalhou Telma.

A fisioterapeuta Ana Carolina de Jesus e a fonoaudióloga Francielle Feitosa disseram que o intuito da ação deste dia foi o de conscientizar as pessoas sobre os males da hipertensão e os cuidados necessários para evitá-la. “A cada 15 dias trabalhamos com um tema diferente aqui nesta unidade, sempre às terças-feiras. Aproveitamos as datas comemorativas para alertar a população sobre os cuidados com a saúde. Na quarta-feira [23] faremos esta mesma atividade no Grupo de Idosos da UBS Oswaldo de Souza, no bairro Getúlio Vargas”, informou a fisioterapeuta do Nasf 5.

A aposentada Clara Bispo Pereira, 77, que foi à UBS tomar a vacina da gripe foi convidada a participar da ação por ser hipertensa. “Achei muito boa esta iniciativa porque verificaram a minha pressão, mediram a minha altura e me pesaram. Deu tudo certo! A minha pressão está controlada, graças a Deus e aos medicamentos que recebo aqui no posto”, destacou.

A gestante de oito meses, Priscila Gonçalves, e o aposentado Adailton dos Santos, também participaram da ação. “Gostei muito das explicações e aprendi coisas novas, como a grande quantidade de sal inserida no extrato de tomate industrializado. É muito mais saudável fazer o extrato com o tomate de casa mesmo”, constatou Priscila.