Órgãos da PMA participam de curso sobre tratamento de denúncias em Ouvidorias

Controladoria Geral do Município
23/04/2019 19h33

Na manhã desta terça-feira, 23, aconteceu a abertura do curso sobre tratamento de denúncias, ofertado pela Controladoria-Geral da União, em Sergipe. A Prefeitura de Aracaju está participando do evento, que acontece no auditório do Centro de Pós-Graduação do IFS Sergipe, através de servidores da Controladoria Geral do Município (CGM), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Procon e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

O workshop, que ocorre entre os dias 23 e 25 de abril, e possui carga horária de 20 horas, era aguardado com ansiedade em Sergipe. Uma das responsáveis pela organização do curso, Flávia Santana Silva, explicou que a CGU também trabalha com a área da ouvidoria no âmbito do poder executivo federal, e diz que eles sempre procuram divulgar conteúdos na área de Ouvidoria, como forma de incentivo para que outros entes façam esse trabalho. 

Para Flávia, é fundamental o fortalecimento das ouvidorias, por isso incentiva a presença de todos não somente neste curso, mas também em outros cursos ofertados à distância pelo  Programa de Formação Continuada em Ouvidorias (Profoco), da Ouvidoria-Geral da União (OGU). “De nada adianta ter uma ouvidoria sem o feedback para o cidadão. O serviço tem que ser acessível, para estimular cada vez mais sua participação”. E complementa: “Nos surpreendeu a quantidade e a diversidade de órgãos inscritos. Ficamos muito satisfeitos”.

O instrutor Cláudio Hermann ministrará nesses três dias sobre a atualização da legislação que trata da ouvidoria, os padrões de atendimento e como tratar especificamente as denúncias. Segundo Cláudio, a expectativa é boa, uma vez que a ideia da CGU é fortalecer as ouvidorias no âmbito das três esferas (federal, estadual e municipal), e instigar os agentes que trabalham nestas de como tratarem uma denúncia. “A intenção é de que a denúncia se torne um canal único, afinal é essencial entendê-la e tratá-la, para depois dar o encaminhamento correto. Encerrar de forma instrutiva é necessário para que o usuário saiba qualificá-la, e esta denúncia possa chegar à unidade devida”, pontuou Cláudio.

Participando do curso, o ouvidor-geral do município de Aracaju e servidor da Controladoria-Geral do Município, Marcelo Barbosa, ressalta que a Ouvidoria-Geral é uma importante ferramenta de gestão que tem buscado a transparência e o diálogo cada vez maior com a população. Assim, para ele, “esse curso é bastante importante para a ouvidoria, pois a finalidade é melhorar o tratamento de possíveis denúncias. É por meio delas que a gestão toma conhecimento de irregularidades e, se verdadeiras, tem a possibilidade de encaminhar ao órgão de controle, no caso, a CGM, e assim adotar as providências necessárias no sentido de corrigir o ato ilícito”. E acrescenta que o curso só tem a somar, pois “possibilita a capacitação de nossos ouvidores setoriais, de modo a melhorar a transparência e a qualidade do atendimento aos cidadãos”.

Outro representante da Prefeitura presente no curso, o chefe do Controle Interno da Emsurb, José Olino, considera que “Cursos e capacitações sempre agregam elementos que aprimoram o trabalho. A capacitação é algo formidável porque possibilita o acesso a conhecimentos específicos, proporcionando a melhoria contínua dos serviços públicos prestados a todo o momento de forma simplificada, desburocratizada e eficaz. Manter o constante aperfeiçoamento para a qualidade no atendimento aos cidadãos, esse é o nosso propósito”, finalizou.